Comportamento

STF determina extradição do mafioso italiano Rocco Morabito

Em julgamento de recurso, ministros entenderam que estão presentes os requisitos para a deportação do condenado

(Foto: Reprodução / Arquivo Record TV)
(Foto: Reprodução / Arquivo Record TV)


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso contra a extradição do italiano Rocco Morabito, condenado por tráfico de drogas e por organização criminosa. Ele é um dos foragidos mais procurados da Europa. Com a decisão do colegiado, Rocco será extraditado para cumprir as penas em seu país de origem.

Ele foi preso em maio do ano passado, em João Pessoa, pela Interpol. Em março, a Primeira Turma já tinha autorizado a extradição. No entanto, a defesa apresentou recurso. Ao julgar novamente o caso, os ministros decidiram negar o pedido de reconsideração do entendimento e declararam o trânsito em julgado do processo — agora, não cabe mais recurso.

Os magistrados seguiram o voto da relatora, Carmen Lúcia, que entende que os crimes cometidos na Itália também são punidos no Brasil, o que autoriza a deportação para cumprimento de pena no país de origem. Rocco seria integrante da máfia ‘Ndrangheta, considerada pela polícia italiana uma das maiores organizações criminosas do país europeu.

Fonte: Correio do Povo