Comportamento

St. Patrick's Day: Entenda sobre este evento comemorado no dia 17 de março

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Principal feriado da Irlanda, o dia 17 de março é muito importante para os irlandeses e sua rica cultura. Nessa data, é comemorado o St. Patrick’s Day (ou Dia de São Patrício) — em homenagem ao santo padroeiro do país. Ele é conhecido por ter levado a religião católica para o local.

A data é uma das mais importantes do ano e se espalhou pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. A comemoração se materializa em uma das festas mais tradicionais da região, e que atrai, anualmente, milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde.

Por trás de toda essa celebração, existe muita tradição e história. Por isso, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre o St. Patrick’s Day e aproveitar a data — que também é comemorada no Brasil. Boa leitura.

Quem foi São Patrício?

Existe muita história acerca de Saint Patrick (ou São Patrício, em português). O que se sabe é que ele nasceu na Grã-Bretanha no final do século IV, e até os 16 anos se considerava pagão. Nessa época, foi sequestrado e vendido como escravo para os irlandeses. Acredita-se que tenha falecido no dia 17 de março de 461.

Durante o tempo em que foi escravizado — cerca de 6 anos —, começou a se voltar para Deus. Após conseguir escapar da captura, foi estudar em um mosteiro por 12 anos. Durante essa fase da vida, descobriu que a sua vocação era converter os pagãos irlandeses para o Cristianismo.

St. Patrick foi, então, em diversos mosteiros e obteve sucesso na sua missão. Os Druidas Celtas não gostaram de sua atitude e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Depois de passar 30 anos sendo missionário na Irlanda, foi para County Down e lá permaneceu até a sua morte.

A imagem de Patrick não é valorizada apenas pelos detalhes históricos. Seu grande triunfo está em conseguir retornar ao país de origem depois do período de escravidão, com o objetivo de transmitir a mensagem de Deus.

O que se comemora no St. Patrick’s Day?
Dia 17 de março foi escolhido como St. Patrick’s Day por ser a data de morte do santo patrono da Irlanda. Os irlandeses também aproveitam a ocasião para celebrar toda a cultura e crendices locais.

Diversos países celebram a data, especialmente aqueles que têm histórico de imigração irlandesa. Na Irlanda, o feriado conta com muita festa de rua e desfiles de música tradicional. As pessoas aproveitam o feriado para beber muita green beer — ou cerveja verde, cor símbolo das comemorações.

Outros locais que também fazem festividades são os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Brasil. Em Boston, os americanos promovem um dos maiores desfiles de St. Patrick’s Day do mundo, reunindo milhares de pessoas ao longo da festa.

Quais são os símbolos da celebração?
Entre os principais símbolos do St. Patrick’s Day, estão o trevo de três folhas, o duende e a cruz celta. Entenda melhor sobre eles a seguir.

Shamrock (Trevo)

Acredita-se que St. Patrick usava o trevo como símbolo para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera.

Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscavam terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do Catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente.

Leprechaun (Duende)

Provavelmente, essa representação veio do folclore celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal. Nesse caso, leprechauns eram almas excêntricas que consertavam os sapatos das fadas.

Esse símbolo começou a ser usado depois que a Walt Disney Pictures lançou um filme, em 1959, com um duende alegre e simpático, chamado Darby O’Gill & the Little People (A Lenda dos Anões Mágicos).

Celtic Cross (Cruz Celta)

Com o objetivo de completar a sua missão e converter celtas irlandeses em cristãos, acredita-se que São Patrício tenha unido a cruz cristã com a cruz solar (forte símbolo irlandês). Assim, ele criou a Cruz Celta, que foi incorporada como um dos principais símbolos da festa.

Fonte: Famiglia Valduga