A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul promoverá o primeiro mutirão de especialidades médicas da cidade no dia 30 de setembro. Ao todo, serão agendadas mais de 400 consultas para a data, um domingo de passe livre, escolhido para facilitar o deslocamento da comunidade ao Centro de Especialidades em Saúde (CES). No próximo sábado (15), das 8h às 17h, uma equipe fará contato com os pacientes que estão na fila de espera há mais tempo, a fim de agendar as consultas.
As especialidades contempladas serão cardiologia; dermatologia; gastroenterologia; hematologia; neurologia adulto; neurologia pediátrica; ortopedia; otorrinolaringologia e urologia. A SMS reforça a importância de os pacientes manterem seus cadastros atualizados em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até esta sexta-feira (14), uma vez que os agendamentos serão feitos no sábado.
Conforme o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, a iniciativa tem muitos objetivos. “Além de atender quem precisa de uma consulta, queremos limpar e organizar essa lista de espera. Para isso, precisamos que o usuário mantenha seu cadastro atualizado para que possamos entrar em contato. Essa ação inédita será avaliada e servirá de base para outros mutirões que estamos organizando. Por isso, se o usuário não for chamado agora, não precisa ficar preocupado. Começaremos por quem aguarda há mais tempo. É muito importante que os usuários chamados para o mutirão compareçam à consulta no dia 30 de setembro”, ressalta o secretário.O CES fica na rua Sinimbu, nº 2.231, no bairro Centro.
Faltas preocupam a SMS
Até julho de 2018, o CES já realizou mais de 60 mil consultas e procedimentos médicos, índice que poderia ser ainda maior caso os pacientes comparecessem aos horários agendados ou avisassem sobre a liberação do horário para que outra pessoa pudesse aproveitar. Para os mais de 71 mil agendamentos, mais de 11 mil faltas sem justificativa foram registradas, o mesmo que 16%. Somente em junho, as consultas de neurologia para adultos tiveram 29% de faltas.
Em caso de desistência do horário, o beneficiado deve avisar a sua UBS de referência com pelo menos três dias de antecedência. Dessa forma, a consulta poderá ser direcionada para outra pessoa.