Comportamento

Simulação de acidente é realizado neste sábado no trevo da Telasul na BR-470

(Foto: Arquivo RSCOM)
(Foto: Arquivo RSCOM)
Um simulado de acidente será realizado neste sábado (24), às 15h, na pista de rolamento desativada do antigo Trevo da Telasul, na BR-470.
A ação terá a participação PRF (Polícia Rodoviária Federal), Bombeiros de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das três cidades. 
A cena mostrará o tombamento de um ônibus de turismo, com diversas vítimas, além de mais dois veículos envolvidos no acidente. A simulação do resgate será feita pelos bombeiros, contará com o atendimento dos médicos e equipes do Samu, que avaliarão e classificarão as vítimas conforme a sua gravidade, utilizando o método START (Simple Triage and Rapid Treatment). A PRF realizará a segurança no perímetro do exercício.
Ainda, o atendimento contará com o apoio do helicóptero da PRF que participará do transporte de uma equipe médica até o cenário da ocorrência.
Conforme o  coordenador operacional dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Diogo Marin, a simulação tem o objetivo de promover o treinamento e integração das equipes de segurança e resgate da região da Serra Gaúcha, além de gerar conscientização da população quanto a um trânsito mais seguro.
Vivemos em uma região turística, onde há uma incidência grande de ônibus que circulam pelas rodovias, por isso a escolha da figuração que permitirá as equipes praticarem técnicas que possibilitam atender múltiplas vítimas, explica o bombeiro. 
Em dezembro de 2017, as equipes também encenaram um acidente no Trevo da Telasul, onde mais de 30 pessoas participaram da atividade.
Os organizadores pedem atenção para os motoristas que trafegarem pelo local durante o treinamento, que acontecerá mesmo em caso de instabilidade do tempo. Confira a entrevista do repórter Benito Rosa com o coordenador operacional dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Diogo Marin: