
A soprano espanhola Montserrat Caballé morreu, aos 85 anos, na madrugada deste sábado (6) em Barcelona. Ela estava internada desde o mês passado por conta de problemas na vesícula. A família não divulgou a causa da morte.
O velório será realizado a partir das 14h de domingo (7) no Funeral de les Corts e o sepultamento ocorrerá na segunda (8), segundo informações do jornal espanhol El País.
Montserrat é considerada uma das grandes divas da ópera, homenagem que ela rejeitou em entrevista ao El País, concedida em 2014. Fez mais de 4 mil apresentações ao longo de sua carreira.
Ganhou um Grammy e o Príncipe das Astúrias das Artes, a mais alta distinção concedida na Espanha, em 1991. E dividiu os palcos com grandes artistas, entre eles, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. Fez ainda dobradinha com o astro Freddie Mercury, líder da banda inglesa Queen, no clássico dueto “Barcelona”.
Famosa pelo domínio da técnica bel canto, Caballé interpretou obras de compositores consagrados, como Gioacchino Rossini, Gaetano Donizetti e Vincenzo Bellini. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, lamentou a morte da soprano. “Sua voz e ternura ficarão conosco para sempre”, disse, em sua conta no Twitter.
Acompanhe a dobradinha da soprano com o astro Freddie Mercury, líder da banda inglesa Queen, no clássico dueto Barcelona: