Na manhã desta sexta-feira (22) uma equipe da Prefeitura de Caxias do Sul entregou aos vendedores ambulantes as tendas. Cerca de 100 estruturas físicas que tem 1,20m de largura e 1m de comprimento serão montadas em espaços demarcados nas calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano.
O diretor de Fiscalização, Rodrigo Lazarotto, destacou que as estruturas são temporária e na próxima semana haverá o sorteio dos ambulantes para ocupar dos locais já demarcados.
” É um importante passo essa entrega, faz cerca de um ano que estávamos em negociações, antes para coibir havia o recolhimento da mercadoria e gerava desentendimento entre a Fiscalização e os vendedores. Neste momento eles estão em período de Ramadã, não estão todos aqui pra receber as tendas então na semana que vem haverá um sorteio. Essa demarcação vai facilitar a fiscalização e aqueles que vender fora do local serão penalizados. A gente entende todos os pontos de vista,não é a melhor opção, mas é o que podemos no momento, com uma taxa sendo recolhido. Frisamos sempre que estamos em busca de um centro de compras que é o que eles querem.”
Lazarotto comentou ainda, a ciência de que as tendas são pequenas, as mercadorias que hoje disponibilizadas pelas ruas de Caxias do Sul não caberão por completo nos espaços, mas com o tempo as necessidades vão surgir e novas adequações nas estruturas serão feitas.
Um dos representantes dos vendedores, Papis Doye, de origem Senegalesa destaca que foi um primeiro passo após oito anos de luta e eles vão em busca de melhorias.
“Hoje é um dia de agradecer depois de tanto tempo em busca do que a gente queria. Antes a gente apanhava dos guardas e agora podemos ter nosso espaço. A gente vai em busca de um local melhor, é o primeiro passo”.
Em seu discurso o prefeito Adiló Didomenico, destacou que a Prefeitura está em busca de um espaço físico para alocar os vendedores, dentro de 18 meses este local deve ser definido. Ele pediu compreensão da população e dos comerciantes da cidade, relembrando que está foi uma medida provisória, uma solução está sendo buscada.
Acompanharam a entrega representantes da FAS, do Bando do Vestuário, Câmara de Vereadores, secretarias da Prefeitura, vendedores ambulantes e população em geral.