Dois soldados foram homenageados pelo governador, Eduardo Leite, na tarde de sábado (23), pelo resgate a dois homens na Praia do Laranjal, em Pelotas, no dia 11 de fevereiro. Os soldados Luis Orlando Moura dos Santos, do Corpo de Bombeiros, e Leandro da Cruz Machado, da Brigada Militar, receberam a comenda do Corpo de Bombeiros por bravura.
O governador, o vice-governador e secretário da Segurança Púbica, Ranolfo Vieira Júnior, e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cesar Eduardo Bonfanti, participaram da solenidade, na Praia do Laranjal.
“Nossa recompensa é apertar a mão de quem acabamos de salvar”. A frase foi dita pelos dois, logo após terem feito um salvamento heroico. A declaração emocionou ainda mais o pai de um dos dois homens resgatados, que apenas queria agradecer pela sobrevivência do filho, o professor Fábio Amaro da Silveira Duval.
Ele e um amigo, Rodrigo Duque Estrada Campos, estavam velejando na Lagoa dos Patos quando a embarcação teve problemas e parou. Os dois guarda-vidas viram que havia algo errado e entraram na água com dois caiaques. Só que não imaginavam que, além das dificuldades de qualquer salvamento, teriam de enfrentar duas fortes tempestades durante a operação.