Caxias do Sul

SMS passa realizar teste para Covid-19 em pessoas que estiverem com síndrome gripal em Caxias

UPAs Central e Zona Norte fazem a coleta de amostras do tipo RT-PCR

Foto: Reuters/ Ueslei Marcelino/ Agência Brasil
Foto: Reuters/ Ueslei Marcelino/ Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que iniciou a testagem para diagnosticar a Covid-19 em todas as pessoas que estiverem com síndrome gripal, por meio do método RT-PCR. Os pacientes que se enquadrem nos critérios, após avaliação e consulta médica, terão a amostra coletada e enviada ao Lacen, em Porto Alegre, o qual está demorando entre 7 e 14 dias para fornecer o diagnóstico. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte estão fazendo a triagem.

Segundo o diretor geral da SMS, Mario Gregoire Taddeucci, ainda faltam finalizar detalhes para o Município iniciar no projeto Testar RS. “Ainda não houve um alinhamento com a 5º Coordenadoria Regional de Saúde, pois ela ainda não implantou a central de triagem regional. Mas, independente disso, já estamos coletando por conta própria e enviando ao Lacen, conforme nota informativa nº 15 do Estado, independente da faixa etária ou área de ocupação”.

Taddeucci também salienta que o equipamento do Laboratório Central deve voltar a funcionar na primeira quinzena de setembro, quando chegam os kits de extração e ampliação da SARS-CoV-2 adquiridos pelo Município e, com isso, o tempo de espera dos laudos irá diminuir.

Até o momento, eram realizados testes em profissionais da saúde, profissionais da segurança penitenciária, profissionais da Guarda Municipal, Fiscalização Municipal de Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e do Instituto Geral de Perícias, pacientes em internação hospitalar por síndrome gripal, gestantes e pessoas a partir do 50 anos com sintomas.