A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) instalou nesta segunda-feira (01) uma estrutura metálica na entrada do Canil Municipal, integrante do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente (Semma).
A unidade antigamente abrigava a Guarda Municipal na Praça Dante Alighieri, e foi removida em maio. A instalação ocorreu após obras de conserto de drenagem e da concretagem de uma base para receber a casa.
Agora, a Smosp fará a adequação da rede de energia e a recolocação dos painéis de vedação, de madeira e de vidro, retirados para evitar danos durante o transporte. O local será utilizado para receber a comunidade que agenda visitas ao canil a fim de conhecer os animais para fazer uma adoção.
“Será muito bem utilizado, pois teremos melhores condições de receber os futuros adotantes, explicar a dinâmica do canil e como funciona a visitação, para não estressar os animais. Também usaremos esse espaço para explicar os cuidados com o animal escolhido, a responsabilização por meio de microchip vinculado ao CPF do tutor, a vacinação e a coleta dos dados pessoais do responsável”, explica Marcelly de Souza Paes, diretora do departamento.
Atualmente, o canil conta com aproximadamente 40 filhotes de cachorro disponíveis para adoção, resultado das operações de resgate de maus-tratos operacionalizadas pela Semma. Além disso, outros cães e gatos de diversos portes e idades estão abrigados e igualmente aptos para adoção responsável.
Como adotar
Para adotar um cão ou gato do Canil Municipal, é preciso preencher um cadastro online, disponível na capa do site da prefeitura, junto a o Link Proteção Animal. Assim, a Semma entra em contato com o interessado e agenda uma visita ao canil municipal. Também é possível agendar diretamente por telefone, no número (54) 3901.1445. A Semma exige apresentação de documento e comprovante de residência na data de retirada do animal do canil.