Caxias do Sul

Situação de emergência em Caxias do Sul é homologada pela Defesa Civil Estadual

Situação de emergência em Caxias do Sul é homologada pela Defesa Civil Estadual

 

Duas semanas após o temporal que devastou o distrito de Vila Oliva e trouxe grandes prejuízos a Caxias do Sul e região, foi homologado na quinta-feira, dia 22, o pedido da prefeitura que solicitou que fosse decretada situação de emergência no município.

O distrito de Vila Oliva foi severamente atingido pelo temporal. Foto: Petter Campagna Kunrath

Conforme levantamento realizado pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) constatou que 131 residências foram atingidas em Vila Oliva, sendo 65 danificadas e 66 destruídas. O temporal ainda causou a morte de duas pessoas, uma idosa 78 anos, e um jovem de 20 anos. Na área rural foram confirmadas perdas na produção hortifrutigranjeira armazenada, a morte de 10 bovinos e o destroçamento de várias araucárias.

Confirmada a homologação, o próximo passo é o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, para que os recursos federais sejam liberados para Caxias do Sul. O decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Daniel Guerra na última sexta-feira, dia 16, já permite a compra de materiais pela Prefeitura sem a necessidade de licitação.