Duas semanas após o temporal que devastou o distrito de Vila Oliva e trouxe grandes prejuízos a Caxias do Sul e região, foi homologado na quinta-feira, dia 22, o pedido da prefeitura que solicitou que fosse decretada situação de emergência no município.
Conforme levantamento realizado pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) constatou que 131 residências foram atingidas em Vila Oliva, sendo 65 danificadas e 66 destruídas. O temporal ainda causou a morte de duas pessoas, uma idosa 78 anos, e um jovem de 20 anos. Na área rural foram confirmadas perdas na produção hortifrutigranjeira armazenada, a morte de 10 bovinos e o destroçamento de várias araucárias.
Confirmada a homologação, o próximo passo é o reconhecimento da situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional, para que os recursos federais sejam liberados para Caxias do Sul. O decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Daniel Guerra na última sexta-feira, dia 16, já permite a compra de materiais pela Prefeitura sem a necessidade de licitação.