Estado

Sites e serviços online do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar

Fato ocorre após a sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) ser inundada em Porto Alegre. Receita Estadual deu início ao atendimento de contribuintes por e-mail

Sites e serviços online do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar

Sites e serviços online oferecidos pelo governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar ou operando de forma precária, sem atualizações, desde segunda-feira (7), após as instalações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) serem inundadas em Porto Alegre.

O Data Center da Procergs teve que ser desligado temporariamente, resultando na interrupção de vários serviços, incluindo sistemas informativos, Receita Estadual e o site do DetranRS, além de sites de secretarias como as de Fazenda, Logística e Transportes, e Saúde. Entre as exceções estão o site principal do Governo do Estado e o site da Defesa Civil.

O desligamento foi anunciado pelo próprio centro de tecnologia, que afirmou não ser possível contornar a situação devido à magnitude da enchente na região. A ação foi tomada para preservar a infraestrutura e restabelecer as operações o mais rápido possível, embora ainda não haja previsão para a retomada completa dos serviços.

Alternativa Emergencial

A Receita Estadual (RE) deu início na terça-feira (7), de forma temporária e emergencial, ao atendimento de contribuintes por meio de quatro endereços de e-mail. O objetivo é esclarecer sobre a emissão de documentos fiscais, pagamentos de tributos e dúvidas gerais sobre a legislação.

Um dos e-mails, o [email protected], é para atendimento geral de documentos eletrônicos.

Outros três endereços foram criados para assuntos relacionados a tributos:

A medida se faz necessária porque os canais de comunicação com a RE conhecidos pelos contribuintes e pelas empresas estão fora do ar.

*Com informações de Agência Brasil