Polícia

Sistema online amplia agilidade e segurança sobre movimentação de resíduos

Sartori destacou que a ferramenta é mais um exemplo de modernização da gestão estadual sobre controle ambiental - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Sartori destacou que a ferramenta é mais um exemplo de modernização da gestão estadual sobre controle ambiental - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O descolamento de cargas de resíduos no Rio Grande do Sul terá maior controle a partir de agora. Isso porque o governo do Estado lançou, nesta segunda-feira, dia 11, o novo sistema online que amplia a agilidade e a segurança sobre a movimentação de resíduos. A cerimônia de lançamento, no Palácio Piratini, contou com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini.

Sartori destacou que a ferramenta é mais um exemplo de modernização da gestão estadual sobre controle ambiental – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Agora, geradores, transportadores e destinadores dos materiais vão declarar no site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) todas as informações sobre o deslocamento das cargas. A inovação gera economia de papel, terminando com o tradicional talonário, o fim da cobrança de taxas para emissão das autorizações, que custava R$ 624,61, e mais segurança aos usuários, que poderão acompanhar todas as etapas do processo.

A ferramenta também possibilita que a Fepam monitore as cargas em tempo real, resultando em maior controle ambiental desde a geração até a destinação final dos resíduos em local devidamente licenciado. Na fase inicial de implantação, serão declarados os resíduos industriais, de hospitais, sólidos urbanos e de esgotamento sanitário.

“Este sistema é mais um exemplo de modernização das nossas práticas, trazendo maior eficácia e agilidade aos serviços públicos. Uma ferramenta que reúne agilidade, segurança e controle ambiental”, destacou o governador.

Sartori também citou outras plataformas da gestão estadual que foram modernizadas, como o Sistema Online de Licenciamento Ambiental, Pilas RS, Dados Abertos, Portal da Transparência, aplicativo da Corsan, Delegacia Online e Junta Digital. “Demos mais um passo rumo ao futuro. Políticas de estado, não de governo, com atenção ao resultado que chega lá na ponta, perto do cidadão”, ressaltou.

Para a secretária Ana Pellini, o primeiro passo foi dado na melhor gestão dos resíduos, que crescem em grande escala na socieadade de consumo. “Agora cada transportador informa onde ele busca e leva o resíduo. Com isso, teremos comando total de tudo aquilo que é gerado, transportado e destinado. Agrupando essas informações, podemos estabelecer políticas públicas protetivas ao meio ambiente, dando o melhor tratamento aos materiais”, afirmou.