Custo de Vida

Sistema de Monitoramento Covid será novidade na retomada do setor, afirma Secretário de Turismo de Bento Gonçalves

Foto: Gabriel Pfeifer / Grupo RSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / Grupo RSCOM

O Secretário de Turismo de Bento Goncalves, Rodrigo Ferri Parisotto, esteve presente na tribuna da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (12) para explanar sobre a retomada das atividades ligadas ao setor no município.

O secretario falou sobre o impacto sofrido pelo setor em tempos que praias registram aglomerações e estabelecimentos como vinícolas, restaurantes, hotéis e demais empresas do ramo turístico e gastronômico, que apresentam protocolos sanitários, são penalizados com fechamentos pelo decreto estadual.

De 70 mil visitantes ao turismo de Bento Gonçalves no último mês de setembro para 8 mil visitantes registrados no último mês de março com o fechamento de boa parte das atividades ligadas ao setor, o faturamento do turismo local caiu de R$ 27 milhões para cerca de R$ 2,5 milhões, o que colocou em risco a continuidade de muitos negócios.

A partir da nova flexibilização estadual, que possibilita com que bares e restaurantes funcionem até às 23h de segunda a sexta-feira, mas que seguem com atendimento presencial somente até às 16h aos finais de semana, o secretário falou sobre algumas medidas que serão adotadas para uma retomada segura.

Já estão sendo visitados estabelecimentos turísticos da cidade, de forma a avaliar todos os protocolos adotados. Serão disponibilizados nos estabelecimentos QR Codes, nos quais os clientes poderão avaliar a segurança dos mesmos em relação a adoção de normas sanitárias, dentre outras situações, conforme pontuou o secretário:

“O sistema de rastreamento covid permite com que as pessoas avaliem as normas de distanciamento dos estabelecimentos, se se sentem seguras nos mesmos, para que no caso de alguns estabelecimentos não estejam cumprindo essas normas, possamos fazer uma orientação”, explicou.

Anteriormente, medidas como o selo ambiente limpo e seguro, concedido aos estabelecimentos aprovados nas normas sanitárias, também foram alternativas adotadas pela secretaria de forma a promover o turismo responsável no município.