O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) está em meio a campanha salarial. As propostas já foram entregues ao prefeito Adiló Didomenico, no dia 28 de março de 2022.
De acordo com a presidente do sindicado, Silvana Piroli, as reivindicações são em torno da reposição salarial com base na inflação, somando também a do ano passado que ficou cerca de 4% abaixo, retomar o pagamento da trimestralidade e aumento do auxílio alimentação. Além disso, segundo a sindicalista há um conjunto de melhorias para um serviço público de maior qualidade.
“Anda há um conjunto que incluem reformas e melhorias de escolas, UBSs e ambientes de trabalho. A questão da lei 409 que trata de servidores com o mesmo formação e concurso mas com salários muito diferentes. A questão de diminuir a burocracia e melhorar os métodos e processos de trabalho. A questão da 13.022 que amplia as atribuições da Guarda Municipal. A ampliação da carga horária para 30hs semanais conjunto de profissionais, essa são algumas reivindicações”.
A expectativa de Silvana Piroli, é que seja uma reposta rápida no sentido de atender as demandas dos servidores, ou ainda iniciar os debates de assuntos que precisam ser melhores amadurecidos.
No dia 29 de abril, às 17h30, em frente a Prefeitura o Sindiserv convida os servidores para uma ato público. Se até lá Adiló Didomenico responder as proposições elas serão analisadas presencialmente neste dia. Caso não tenham havido respostas até a data, o movimento servirá para pressionar a administração municipal.
Não há um prazo estipulado para a resposta da Prefeitura em relação a campanha salarial.