A prefeitura de Caxias do Sul apontou uma receita de R$ 113,8 milhões no orçamento do Município de Caxias de Sul. A apresentação foi feita no final de setembro para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo da Câmara de Vereadores.
Diante dos números apresentados o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) emitiu uma nota, em seu site, onde aguarda da prefeitura a reposição trimestral. Segundo a presidente do sindicato, Silvana Pirolli, já houve reuniões com a administração, onde se solicita um projeto de lei de reposição da inflação.
“Então como não há problema financeiro, o prefeito alega a lei do Bolsonaro que no ano passado repassou os recursos do governo federal, mas obriga o congelamento dos aumentos, nós achamos que reposição de inflação não é aumento. Mas, considerando o que a administração propõe, nós queremos então que a administração envie a Câmera um projeto que repõe retroativo a 2021, para que a gente possa ter a recomposição de perdas. Nós estimamos que a inflação com base nas nossas médias fica em torno de 10% e que isso é possível ser repassado”.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M/FGV), o IPC Índice de Preços ao Consumidor (Fipe) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), são as taxas que compõe a Trimestralidade.
Ainda de acordo com Silvana, o prefeito Adiló Didomenico, declarou que não consegue garantir a aplicação de 25% dos investimentos na Educação. Porém, o Sindiserv entende que é possível sim, mas é mais necessário que repasse o salário dos servidores de acordo com a inflação.
“Com o repasse da inflação nenhum serviço deixará de ser atendido, pelo contrário, será de mais qualidade, porque para levantar a cidade precisamos de qualidade e pra isso precisamos de salários dignos e condições de trabalho aos servidores”.
A expectativa da entidade é que o projeto seja lançado esse mês, já que outubro é o mês do servidor. Confira aqui na íntegra a nota emitida pela entidade.