A partir do modelo de cogestão, que possibilita aos municípios uma maior autonomia para definir parte de seus regramentos, sendo assim, o comércio está liberado para funcionar em Bento Gonçalves mesmo com a bandeira preta que vigora no modelo de distanciamento controlado na Serra Gaúcha.
Estão liberados tanto o comércio varejista quanto o comércio não essencial, bem como comércios de rua. Também estão liberados shoppings e centros comerciais, assim como os sistemas de tele-entrega, drive thru e pegue e leve. Cabe ressaltar que todas as atividades estão suspensas no período compreendido entre às 20h e às 5h, em função do decreto estadual e que a faixa de ocupação dentro dos estabelecimentos comerciais é de 1 pessoa a cada 6 m².
O presidente do Sindilojas Regional de Bento Gonçalves, Daniel Amadio, comemora o modelo de cogestão, que flexibiliza a atuação do setor:
“Sempre trabalhamos com o objetivo de não fechar as portas, restringir com protocolos e com liberdade de trabalho”, declarou o presidente da entidade Daniel Amadio.
Confira a fala de Amadio acerca do momento enfrentado pelo comércio local: