MANIFESTAÇÃO

Sindicatos de Caxias do Sul fazem ato por isenção do IR e redução da jornada de trabalho

As propostas tramitam no Congresso Nacional e precisam ser votadas ainda em agosto para que, se aprovadas, passem a valer a partir de janeiro de 2026

Foto: Fernando Santos/Divulgação
Foto: Fernando Santos/Divulgação

Sindicatos de trabalhadores realizam neste sábado (2), em Caxias do Sul, o Ato-Show da Classe Trabalhadora, em defesa da isenção do imposto de renda para salários de até R$ 5 mil e da redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais.

O evento começa às 14h, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. A mobilização reúne metalúrgicos, comerciários, rodoviários e trabalhadores da limpeza urbana. A programação inclui apresentações da banda Sétimo Sentido e do cantor Cleiton Borges.

Os organizadores também vão instalar uma urna para votação simbólica e promover um abaixo-assinado, parte do “Plebiscito Popular” da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Os resultados serão encaminhados à Presidência da República, ao Congresso e ao STF.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Andrade, reforça que os projetos representam ganhos concretos para os trabalhadores. “A isenção do imposto de renda significaria um salário a mais no ano para quem ganha até R$ 5 mil. E a redução da jornada, com manutenção dos salários, traria mais qualidade de vida”, diz.

As propostas tramitam no Congresso Nacional e precisam ser votadas ainda em agosto para que, se aprovadas, passem a valer a partir de janeiro de 2026. Em caso de chuva, o evento será adiado.