Custo de Vida

Sindicato projeta crescimento de 25% nas vendas de hotéis e restaurantes no Dia dos Namorados

Foto: Julio Soares / SEGH
Foto: Julio Soares / SEGH

O Dia dos Namorados, comemorado neste sábado (12) será, assim como em 2020, com algumas restrições devido a pandemia. Os casais costumam nesta data fazer uma refeição em um local diferente, ou passar o dia a dois em um local mais reservado. Os segmentos de gastronomia e hotelaria ganham com essas escolhas românticas.

Porém, nesta semana, devido a um novo alerta emitido pelo Governo do RS, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) organizou medidas restritivas e os municípios, por consequência, emitiram novos decretos. Em Caxias do Sul, por exemplo, foram diminuídas duas horas de permanência dos clientes em bares e restaurantes. Antes o horário de entrada era até as 23h, com permanência até a 1h da madrugada, agora são permitidos entrar até as 22h e o fechamento até a meia-noite.

Vicente Perini, presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da região Uva e Vinho (SEGH), explica que a categoria foi muito afetada na pandemia. Primeiro, porque é julgada como uma das “vilãs” pelas aglomerações causadas pela população e em segundo lugar pelas diversas limitações impostas.

Perini destacou que as informações chegam aos empresários muito em cima da hora, o que gera transtornos. Ele justifica que o restaurante também precisa se programar com compras, com preparos dos alimentos, organização do espaço físico e cancelamentos, se necessário.

Para o Dia dos Namorados a orientação do Sindicato é que os empresários cumpram as demarcações de mesa e a quantidade de pessoas limite, trabalhando com escalas de horários e reservas. “Caso o cliente chegue no local as 22h ele é recebido e a refeição entregue, porém ele tem o prazo até a meia-noite para deixar o estabelecimento”.

Ainda, pede que a população compreenda que o local precisa cumprir as regras, ou levará multas pesadas. “A gente pede a colaboração da população que após terminar o seu jantar ou refeição e que não vá mais consumir, libere a mesa para outro cliente que está na espera”.

O Sindicato atende 19 cidades da região, segundo Vicente Perini, nos municípios de abrangência a maioria dos hotéis e restaurantes já estão com suas capacidades atingidas, dentro das restrições, para o sábado dia 12. A expectativa do empresário é um crescimento de 25% nas vendas, percentual que segundo Perini, é empolgante para este período em que vivemos.