Após o encerramento da segunda audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), foi definido que os trabalhadores votarão em assembleia o reajuste proposto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).
Na reunião, mediada pelo desembargador Luiz Alberto de Vargas, foi proposto o reajuste salarial referente à inflação do período revisando de 3,74% acrescido de aumento real de 1,76% atingindo total de 5,50%; redução do percentual de desconto no transporte de 3,5% para 2,5%; piso Salarial, a partir de janeiro, de R$ 2.000,00; compensação das horas do dia 7 de julho, metade abonada, metade compensada, ajustada com cada empresa; e compromisso de negociar a extensão do auxílio-creche, em março de 2024, por criança e/ou trabalhadora ou trabalhador.
Agora, tanto o Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos e o SIMECS levarão esta sugestão do TRT 4 para votação em suas respectivas assembleias. Não foram divulgadas as datas para votações.