EDUCAÇÃO

Ainda sem resolução, sindicato aponta falta de repasse de verbas a 23 escolas credenciadas de Caxias do Sul

Inicialmente, 50 instituições apontaram atraso no pagamento, que era previsto ainda para o dia 20 de fevereiro

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/ Divulgação
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/ Divulgação

O Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul (Sinpré) aponta que 23 escolas de Educação Infantil credenciadas ainda não receberam o repasse de verbas da Prefeitura de Caxias do Sul. A informação é da presidente da entidade Marina Dallegrave.

O pagamento para as instituições era previsto ainda para o dia 20 de fevereiro. De acordo com a presidente, das cerca de 100 escolas particulares credenciadas no Município, 50 instituições apontaram atraso no pagamento. Marina afirma que o problema persiste ainda com 23 unidades. Ela relata que devido ao cenário, algumas instituições não conseguiram pagar o salário dos funcionários.

“É terrível isso para as escolas, algumas não pagaram funcionários em função disso, acumulando dividas enormes por um serviço já prestado. É um descaso com a Educação Infantil, com as infâncias e com o bem-estar das crianças. As diretoras são lutadoras, buscando recursos não se sabe onde para entregar a melhor qualidade para as crianças e é isso que o poder público não está pensando”, afirma.

No modelo de credenciamento, a administração municipal compra vagas judiciais nas escolas particulares. Na época, por meio de nota, o poder público alegou algumas divergências de informações nas notas fiscais e a necessidade de ajustes contábeis de início de ano. Além disso, havia projetado que todos os pagamentos seriam feitos na semana seguinte.

Após reuniões entre as partes, havia ficado definido que o pagamento seria concluído até as 16h desta quinta-feira (16), o que não ocorreu. Ainda segundo a presidente, foi informado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o dia 13 de março como nova data para realização dos pagamentos faltantes.

“As escolas continuam prestando serviço de qualidade, cuidando das crianças do município. Em nenhum momento deixamos de prestar atendimento de qualidade e arcar com responsabilidades”, completa a presidente.

Novamente por meio de nota, a Prefeitura de Caxias do Sul relatou divergências de informações nas notas fiscais e a necessidade de ajustes contábeis. Informou que as escolas estão sendo chamadas individualmente para a correção, para que pagamento seja realizado.

Confira a nota na íntegra:

Em relação ao pagamento das escolas de educação infantil credenciadas à Secretaria de Educação, tivemos algumas divergências de informações nas notas fiscais e a necessidade de ajustes contábeis de início de ano, pois os dados não conferem com os contratos firmados. Informamos que os ajustes estão sendo realizados. As escolas estão sendo chamadas individualmente para a correção. Com os ajustes fiscais feitos, o pagamento será imediato.