Trânsito

Sinalização de trânsito é reforçada nos acessos aos pavilhões da Festa da Uva

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os caminhos que levam ao Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, receberam reforço na sinalização de trânsito. Foram revitalizadas pelos servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) 18,5 quilômetros em pinturas de meios-fios e das pistas no entorno do parque e em ruas dos bairros Santa Catarina, Pioneiro, Nossa Senhora da Saúde, São José e arredores. O serviço também contemplou a manutenção de 150 placas de trânsito que orientam a organização do tráfego de veículos na região.

Um dos trabalhos realizados pela SMTTM foi na avenida Ruben Bento Alves, próximo à Casa de Pedra. O local recebeu melhorias na sinalização do meio-fio, identificado na cor amarela. Mais à frente, na rótula da Perimetral Norte, foram feitas a pintura das faixas de trânsito no asfalto e a manutenção nas placas de trânsito, que estavam desgastadas. O trecho também foi contemplado com melhorias na infraestrutura do pavimento ao longo das últimas semanas. Os trabalhos envolveram diversas vias públicas como as ruas Jacob Luchesi, Jacó Brunetta, Matheo Gianella, Pio XII, Governador Roberto da Silveira e avenida Rossetti, entre outros.

A pasta também contratou serviço terceirizado, somando um investimento de R$ 164,8 mil, em sinalização na cidade somente durante o mês de janeiro de 2019. Neste montante, há melhorias nas Perimetrais Sul e Oeste. No acesso aos pavilhões, nos dois sentidos da rua Ludovico Cavinato, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) finalizam os últimos trabalhos de sinalização antes do início da Festa da Uva 2019, que começa nesta sexta-feira (22/02).

Em placas de trânsito, confeccionadas pela SMTTM, o entorno dos pavilhões foi contemplado com diversos tipos de sinalização de regulamentação e de advertência. Foram reforçadas as placas que informam a velocidade máxima permitida na via, os locais onde o estacionamento de veículos é proibido e a sinalização que indica a rota e os diferentes acessos ao parque, bem como as vias para saída.

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, as ações da pasta são o resultado de demandas da Festa da Uva e alinhadas também com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP). “Investir em sinalização, além de orientar o motorista, também é uma ação para que menos acidentes de trânsito ocorram. Montamos uma força-tarefa para atender todas as solicitações de melhorias naquela região e que permanecerão no dia a dia da comunidade”, reforça.