Comportamento

Sinal analógico de TV será desligado às 23h59min desta quarta-feira no RS

Smart tv and hand pressing remote control
Smart tv and hand pressing remote control

Às 23h59min desta quarta-feira, dia 14 de março, o sinal analógico das televisões será totalmente desligado em Caxias do Sul e em outros 106 municípios do Rio Grande do Sul. É o prazo máximo e final para a mudança, que está em processo desde o dia 31 de janeiro com o objetivo de ofertar uma programação com imagens e som em alta definição.

Após o desligamento, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital. Para isso, é necessário verificar se a antena que você tem em casa é digital e se o seu televisor precisa, ou não, de um conversor.

Gilberto Flach, mobilizador regional da Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, explica como proceder caso o televisor não receba o sinal.

“Quem em casa, a partir da meia noite, ligar o televisor e enxergar uma tela estática, com um recado dizendo que o sinal está sendo transmitido digital, é porque essa pessoa não preparou ainda o seu televisor. Então ela precisa preparar a televisão para receber o sinal. Se é uma TV mais antiga, fabricada antes de 2012, ela precisa de um conversor e mais a antena, e se for um televisor mais novo, ele já tem um conversor embutido, então precisa somente da antena digital. Qualquer dúvida, mesmo a partir da meia noite, ela pode continuar ligando no número 147, que é gratuito e 24h, para ter a orientação correta. Tvs à cabo e por assinatura não vão ser interferidas com o desligamento, porque elas já recebem o sinal digital”, ressalta Gilberto.

Além disso, as famílias de menor renda, atendidas pelo Governo Federal, têm direito ao kit gratuito de conversor e antena. Quem ainda não retirou o seu, têm até 30 dias para realizar o agendamento com a Seja Digital, através da ligação gratuita para 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br/kit. Após retirar o kit, é indispensável realizar a instalação para receber o sinal digital e continuar assistindo a programação após o desligamento do sinal analógico.

O mobilizador ressalta, ainda, que a mudança é o início de uma nova era na área da inclusão e agradece à todos pelo engajamento. “Nós, da Seja Digital, a gente quer agradecer muito todo o esforço que as pessoas fizeram para poder receber o sinal digital. A gente agora entrando em uma nova era de televisão digital, de mais inclusão, de mais acessibilidade e obviamente de melhor qualidade” afirma Gilberto.