Bento Gonçalves

Simecs oferece 4,7% de reajuste salarial para metalúrgicos

Simecs oferece 4,7% de reajuste salarial para metalúrgicos

A segunda reunião entre o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) e o Sindicato dos Metalúrgicos sobre a convenção coletiva da categoria para 2019, ocorreu na manhã desta terça-feira (19), em Caxias do Sul. O sindicato patronal manteve a mesma posição da primeira reunião e reiterou a proposta de 4,78% sobre o valor do salário vigente na data-base anterior.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, e os diretores presentes na reunião consideraram a proposta insuficiente, já que não enfrenta a questão principal e prioritária para os metalúrgicos: uma negociação, e um índice, que representem a recuperação do poder de compra dos salários, defasados não só pela inflação, mas também pela intensa rotatividade, que é quando os patrões demitem quem ganha mais para contratar outros funcionários por menos na mesma função.

Durante o encontro, o presidente do Simecs, Reomar Slaviero lembrou os recentes acontecimentos durante o movimento paredista de 14 de junho de 2019, patrocinado por entidades sindicais, chamando a atenção quanto aos prejuízos decorrentes de atos dessa natureza, seja a trabalhadores, seja a empresas e comunidade em geral e, principalmente, ao processo de negociação, que requer clima de total serenidade.

Como não houve acerto entre as partes, uma nova reunião foi agenda para o dia 25 de junho, às 9h.

A data-base é 1º de junho envolvendo 3.053 empresas e 48.145 trabalhadores dos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos.