Farroupilha

Silvestrin abre mão da candidatura a prefeito em Farroupilha e PL aguarda por Feltrin

Três secretários devem deixar a Prefeitura para concorrer à Câmara e quatro trocas de partido devem se confirmar entre os vereadores

FARROUPILHA
Fernando Silvestrin (E) e Fabiano Feltrin (Fotos: Divulgação)


O ex-secretário municipal da Agricultura, Fernando Silvestrin, até então pré-candidato a prefeito de Farroupilha pelo PL, não deve mais disputar o cargo nas eleições municipais de 06 de outubro.

Segundo ele, o objetivo da pré-candidatura era colocar o Partido Liberal como protagonista no pleito já antes da chegada do atual prefeito Fabiano Feltrin à sigla. Com a mudança da conjuntura, Silvestrin não vai mais estar mais na disputa. “Apenas se ocorrer uma reviravolta”, ressalva. Sobre o pleito para prefeito, Feltrin é o nome do partido. Porém, caso ele opte por não tentar a reeleição, o PL não tentará a cadeira, mas atuará na base do governo.

Além disso, na Câmara, mais dois vereadores devem se juntar ao partido até sexta, dia 5, quando termina a janela partidária que permite a troca de partido sem perda do cargo. Sandro Trevisan e Tadeu Salib dos Santos, ambos do PP, devem migrar ao PL. Caso se confirmem essas mudanças, PL e PP passam a ser as duas maiores bancadas, com quatro vereadores cada.

Possível dança das cadeiras no secretariado

A possibilidade de Silvestrin voltar à Secretaria da Agricultura é grande, tendo em vista que o atual chefe da pasta, Volnei Arsego, pode ir para a Secretaria de Obras e Trânsito que, por sua vez, substituiria Argídio Schmitz, possível nome no pleito para vereador.

As especulações ainda envolvem os nomes dos titulares das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Regina Ducati; e da Saúde, Clarimundo Grundmann, que poderão sair para disputar um cargo no Legislativo. Para o lugar de Ducati, o vice-prefeito Jonas Tomazini acumularia a função, já a vaga de Grundmann quem assumiria seria Thiago Brambilla, atual Diretor da Secretaria da Saúde.

Duas mudanças de partido até o momento na Câmara

Nesta janela partidária, houve duas trocas de siglas por parte de vereadores até agora na Câmara de Farroupilha, ambas tendo como destino o Partido Progressistas, que dessa forma passa a ter a maior bancada na Câmara, ocupando seis das 15 cadeiras. Thiago Brunet (antes do PDT) e Davi de Almeida (antes da Rede) se filiaram ao PP.

Renúncia de Chico Sutilli

O empresário Chico Sutilli (PL), renunciou ao cargo de vereador de Farroupilha dentro desta janela, no dia 20, alegando motivos pessoais e profissionais como a sobrecarga de trabalho para tomar a decisão. O primeiro suplente do PL, Valmor Vargas dos Santos, assumiu a titularidade da vaga.

11 aliados e quatro opositores

Com este cenário, a gestão do prefeito Fabiano Feltrin e do vice Jonas Tomazini soma 11 aliados na Câmara de Vereadores: Calebe Coelho, Clarice Baú, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos, Thiago Brunet e Davi de Almeida, todos do PP; Valmor Vargas dos Santos e Maurício Bellaver, ambos do PL e Eleonora Broilo, Felipe Maioli e Jorge Cenci do MDB.

Na oposição, constam Juliano Baumgarten e Roque Severgnini, ambos do PSB, além de Gilberto do Amarante (PDT) e Thiago Ilha (Republicanos).