O pioneirismo do padre suíço Theodor Amstad, principal incentivador para que a comunidade criasse a Sicredi Pioneira RS, tornou possível a cooperativa ocupar hoje um lugar de destaque no cenário nacional. A história de sucesso e o grande estágio de desenvolvimento e solidez ao longo dos seus 120 anos fizeram com que a Pioneira se tornasse uma instituição financeira com credibilidade, sempre preocupada em manter os seus principais ideais desde os primórdios da sua existência: as pessoas como centro do negócio e o desenvolvimento regional.
Nesta segunda-feira (04), na cidade de Nova Petrópolis, em evento alusivo aos 120 anos da Cooperativa Sicredi Pioneira, que se comemora em dezembro deste ano de 2022, pudemos conhecer toda a trajetória da instituição financeira, desde sua criação, no ano de 1902, até suas conquistas de hoje em dia.
Para Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, o sentimento de estar completando 120 anos é um sentimento de continuidade: “Nosso sentimento é de continuidade de legado. A gente entende que é importante, sim, pensar no futuro, construir um futuro mais próspero para a cooperativa e para a comunidade, mas isso só é possível a partir do momento em que a gente conhece, estuda e valoriza a nossa história, age de forma efetiva no presente, especialmente apoiado por estratégias que estejam em convergência com aquilo que as comunidades esperam, que são as dores das pessoas, e com esse “agir” no presente, valorizando a nossa história, a gente entende que aí sim conseguimos estar cada vez mais presente na vida das pessoas e impactar no futuro das comunidades”.
A cooperativa vem de um crescimento relevante nos últimos três anos, em especial. Durante a pandemia, a comunidade soube entender um pouco mais sobre o papel da cooperativa, até pelo estimulo que a cooperativa deu em relação a economia local, fazendo com que as pessoas fortalecessem o vínculo de consumo com aquelas empresas que fazem parte da comunidade.
“Nós tivemos incrementos importantes como a nossa carteira de crédito, que cresceu em torno de 44% nos últimos três anos, as cadeiras de depósito também, crescendo na ordem de 35%. Isso faz com que a cooperativa tenha cada vez mais relevância dentro do chair, tanto de crédito, como de depósito, como foi apresentado no evento, mas que também consiga potencializar as riquezas aqui da região, que estão na região, e que acabam sendo movimentadas pelos associados de forma geral”, relata ainda Tiago.
200 mil associados na Sicredi Pioneira
Na última quarta-feira (29), a Sicredi Pioneira, por meio de 21 municípios que atende, atingiu a incrível marca de 200 mil associados. O sonho, que se esperava realizar no mês de aniversário da instituição, se antecipou. Resultado do trabalho responsável dos colaboradores, que não chegaram a esse número por meio de metas, chegaram simplesmente cumprindo o propósito da cooperativa, e mais ainda, fazendo com que a comunidade cada vez mais entenda o propósito e o impacto que ela causa na população.