Comportamento

Shopping de Bento é notificado por não se adequar às normas de aferição de temperatura

Secretaria de Segurança afirma que já foi formalizada uma denúncia ao estabelecimento

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

Mesmo com todas as recomendações relativas a medidas de sanitização no enfrentamento ao Coronavírus, em alguns estabelecimentos de Bento Gonçalves, que envolvem significativa circulação de pessoas, nem sempre é feita a aferição de temperatura nas pessoas que entram nesses locais e nem o controle da entrada de clientes.

Na última semana, por exemplo, a Secretaria de Segurança através da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Fiscalização do Desenvolvimento Econômico e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Bento Gonçalves, teve de notificar 22 estabelecimentos tanto por não adotarem as devidas medidas de higiene quanto por possibilitarem aglomerações, não controlando a quantidade de público de forma adequada.

Ao adentrar o espaço de um shopping center localizado no Bairro Cidade Alta por volta das 10h30min, por exemplo, não havia nenhum profissional fazendo a aferição e nem controlando a entrada de pessoas no referido horário.

Entramos em contato com o shopping em questão para buscar explicações de porque não havia fiscais no local dentro do horário em questão:

“A aferição é feita nos períodos de maior fluxo de pessoas, perto do meio dia e mais para o final da tarde, por volta das 17h30min”, afirmou Nelson Júnior, um dos responsáveis pela administração do estabelecimento.

Consultamos a situação de outro shopping, na Rua Marechal Deodoro, centro da cidade, onde o controle é feito de forma bem mais rígida. Há fiscais no local das 10h até às 20h, horário total de funcionamento do estabelecimento.

A presença de fiscais sanitários para a medição de temperatura e controle do fluxo de pessoas nos shoppings, é de responsabilidade desses estabelecimentos no que diz respeito ao contrato do serviço e não do município.

O Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Diego Caetano, responsável por coordenar as ações de fiscalização a estabelecimentos, afirmou que o estabelecimento que descumpriu a medida já foi notificado:

“O Shopping em questão já foi denunciado sobre a necessidade de adequação às normas sanitárias. A portaria da secretaria estadual de saúde n.⁰ 303/2020 estabelece protocolo para abertura de shopping centers. Nessa portaria, consta a medição de temperatura dos funcionários, colaboradores, clientes, lojistas, no acesso ao shopping.”, afirma.