Cidades

Shopping atacadista de Farroupilha registra baixa de 70% no movimento após queda de barreira

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A queda de barreira no km-45 da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, que completa 15 dias nesta terça-feira (19), já começa a apresentar seus reflexos na economia da cidade. Os shoppings atacadistas já apresentam uma queda de 70% no movimento de excursões durante os dois finais de semana que já se passaram desde que as pedras desceram uma encosta devido as fortes chuvas que atingiram a região entre o final de outubro e começo de novembro.

O Centro de Compras Farroupilha, que recebia uma média de 13 a 15 excursões nos sábados e o com o mesmo número no domingo teve, no último final de semana, 4 no sábado e outras 4 no domingo.

O administrador do shopping, Paulo Scariot, diz que as vendas estão muito abaixo do esperado para esta época do ano.

“Caiu muito, as chuvas de outubro, aliadas a queda de barreira fez com que os compradores não venham mais à Farroupilha. Quem precisa desviar e passar por Bento Gonçalves, por exemplo, acaba ficando por lá e não vem para a nossa cidade fazer compras. Estamos na expectativa de que o trânsito seja liberado ainda nesta semana para que o próximo final de semana seja melhor” disse.

Caminhoneiros também já sentem o contorno, de cerca de 50 quilômetros a mais para ir até a região Metropolitana,  pesar no bolso. Quem precisa deslocar diariamente até a Capital precisa usar ou a BR-116, em Caxias do Sul ou a ERS-446, por Garibaldi, já que que o trânsito na VRS-826 está liberado apenas para veículo leves.

Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os trabalhos no local prosseguem para detonação das rochas e técnicos da autarquia permanecem monitorando a situação no trecho, porém ainda não há previsão de liberação do tráfego.