Nesta sexta-feira (5), a atmosfera começa a se instabilizar por conta da ação de um centro de baixa pressão que traz chuva para o Estado. As precipitações em muitas cidades do Rio Grande do Sul serão por vezes, moderadas a fortes, com chance até de pancadas localmente torrenciais.
De acordo com a MetSul Meteorologia, chove todos os dias nos próximos dez dias no Sul do Brasil. Em algumas regiões, a chuva terá baixos acumulados. Em outros pontos, como nesta sexta-feira, as precipitações serão generalizadas. Somente nesta sexta, os volumes de chuva podem superar 50 mm em diversos municípios, com marcas perto ou até mesmo acima de 100 mm em alguns outros. O centro de baixa pressão também vai trazer vento, que tende a se intensificar no Sul e o Leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana.
Na Serra Gaúcha, a sexta-feira amanhece com temperaturas na casa dos 9°C, registrando máximas de 17°C ao longo da tarde. Já na Região Metropolitana, o dia inicia com temperaturas próximas aos 14°C, variando até os 19°C na parte da tarde.
O mapa mostra a projeção de chuva para os próximos dez dias no Sul do Brasil. Observa-se a tendência de volumes muito elevados, em algumas áreas até acima de 200 mm, principalmente no Norte do Rio Grande do Sul.