Caxias do Sul

Sexta edição do Filó do Interior reúne mais de 500 pessoas em Forqueta

Atividade ocorreu na última quarta-feira.
 (Foto: Karine Zanardi dos Santos/Divulgação)
Atividade ocorreu na última quarta-feira. (Foto: Karine Zanardi dos Santos/Divulgação)

Cerca de 500 pessoas foram recebidas no VI Filó do Interior Tutti Insieme, do Programa Conviver da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel). A festividade, realizada na última quarta-feira, dia 16, em Forqueta, reuniu os participantes dos grupos do interior e das regiões administrativas, junto com autoridades e professores da Smel.

Atividade ocorreu na última quarta-feira, em Forqueta. (Foto: Karine Zanardi dos Santos/Divulgação)

O 6º Filó do Interior contou com gastronomia típica, danças e muita música. O secretário do Esporte e Lazer, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho, ficou encantado com tamanha festividade e confraternização. “Quis o destino que essa bela festa fosse meu primeiro evento oficial como secretário. Por isso quero agradecer a presença e participação de todos. Esse programa tem um nome espetacular! Com certeza, daqui alguns anos, vou me inscrever e fazer parte dessas atividades”, contou. Da mesma forma, o prefeito Daniel Guerra saudou os presentes. “Que momento lindo! Hoje eu vim aqui para aprender a dançar com todos vocês, que dão show em animação e energia”, completou o prefeito.

O Filó é organizado para os alunos compartilharem um momento festivo e saudável dentro do programa Conviver, resgatando o passado e valorizando a união de famílias e amigos. Durante a festividade, o representante da comunidade do Desvio Rizzo, Joares José Praproski, que sediou o 5º filó, passou a chave símbolo para o subprefeito de Forqueta, Ademir Pegoraro.

Os 54 alunos que participam do programa Conviver em Forqueta se dedicaram à organização do evento desde o começo do ano. “Forqueta é uma comunidade que tem tradição em festas, então essa é a essência deles: festejar e partilhar. E essa também é a essência do Conviver, a de viver junto, tratar bem o outro”, explica a professora do grupo, Dionéia Maraschin Santos.

As amigas Deolide Ferranti, 75 anos, e Juvelina Broilo Cappelletti, 73 anos, fazem parte do grupo do Conviver da localidade. Elas participam do programa desde sua implantação. “Eu comecei no Conviver, tive que me afastar por um tempo, mas depois voltei. Essa é a primeira vez que faço parte do Filó. Foi bom, gostei de ver o pessoal animado”, conta Deolide. Por outro lado, Juvelina participou de todas as outras edições da festa de integração e ficou orgulhosa por sediar a festa na sua comunidade. “Estamos muito felizes! O programa faz muito bem para nossa saúde, porque a gente sai de casa, convive e se torna amiga de pessoas diferentes”, complementa.

O programa Conviver é realizado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e proporciona atividades gratuitas, como ginástica, dança e alongamento para pessoas com mais de 60 anos de idade. As atividades melhoram a qualidade de vida dos participantes, o bom funcionamento das funções motoras e estimulam o desenvolvimento da memória. Ao todo, o Conviver atende semanalmente 76 grupos, na área urbana e nos distritos de Caxias do Sul, totalizando cerca de 3,5 mil participantes inscritos.

A 7ª edição do Filó do Interior acontece no próximo ano, na comunidade de Ana Rech.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Smel