Caxias do Sul

Setor de educação ambiental é reativado pela Codeca em Caxias do Sul

Agendas estão abertas para palestras educativas e visitações, através do roteiro ecológico

Codeca
Foto: Codeca / Divulgação

O setor de educação ambiental foi reativado pela nova gestão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que assumiu em março de 2022. A equipe, que conta com quatro colaboradores e uma estagiária, foi reestruturada para conscientizar a comunidade na prática responsável com o ambiente. O plano possui palestras e roteiro ecológico, e foram desativados no ano de 2020 devido à pandemia da Covid-19.

A diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, destaca que era uma promessa em reativar o setor após assumir a gestão, além de ressaltar a importância de levar o assunto à comunidade, na busca da conscientização em proteger o ambiente, sabendo o seu papel como cidadão. “Essa foi uma promessa quando essa diretoria assumiu a Codeca de que nós retomaríamos então, esse processo de Educação Ambiental. Nós entendemos que ela e fundamental, porque muitos dos reflexos da falta de educação ambiental estão sendo vistos no dia a dia da nossa sociedade, no sentido de que muitas pessoas não sabem mais como separar o lixo orgânico e o seletivo. E nós entendemos que é na educação, é no processo de educação que a gente vai conseguir reverter essa situação”.

As palestras podem ser solicitadas por escolas, entidades e empresas privadas pelo e-mail [email protected], de forma gratuita.

O roteiro “Caminho do Resíduo” pode ser agendado pelo mesmo e-mail, sendo também de forma gratuita. O roteiro abrange visitação à sede da Codeca, à Estação de Transbordo São Giácomo (aterro sanitário já desativado) e à associação de recicladores, onde é feita a triagem de resíduos seletivos. Os grupos de visitações compreendem até 35 pessoas, e os participantes são responsáveis pelo transporte.