
O último trimestre do ano trouxe expectativa de crescimento para o setor de alimentação fora do lar no Rio Grande do Sul. De acordo com pesquisa da Abrasel RS, 76% das empresas projetam aumento nas vendas no fim de ano em comparação com 2024.
Entre os empreendimentos que preveem crescimento, 64% estima um incremento de até 20% no faturamento. Apenas 4% dos empresários acreditam em um aumento superior a 30%, enquanto 8% projetam alta entre 21% e 30%.
Novas contratações
O otimismo com o movimento também se reflete no mercado de trabalho. A pesquisa revela que 20% dos empresários do setor pretendem contratar funcionários para os últimos meses do ano.
“Após um mês de setembro em que uma parcela considerável das empresas reportou resultados abaixo do ideal, a crença na melhoria é o sentimento dominante”, afirmou o presidente da Abrasel no RS, Leonardo Dorneles.
Dorneles complementa que a perspectiva positiva deve aliviar o endividamento e a dificuldade de reajustar os preços. Apesar da projeção favorável, seguem alguns desafios: em setembro, 34% das empresas tiveram prejuízo, 33% possuem pagamentos em atraso e 34% não conseguiram reajustar os preços do cardápio nos últimos 12 meses.