Bento Gonçalves

Serviços é o setor que mais gerou empregos em Bento Gonçalves em 2022

Números oficiais do mês de setembro mostram saldo positivo no setor

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O setor dos serviços segue crescendo em Bento Gonçalves. Dados oficiais do mês de setembro mostram que o crescimento deste segmento já chega próximo de 19 mil postos formais de emprego. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (07) através do boletim do Observatório da Economia, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).

Com a geração de 71 novas vagas no mês de setembro, o setor chegou aos 18.884 postos de trabalho. Estes números elevaram os serviços ao topo do segmento que mais criou empregos no ano, superando a indústria (18.847). No período analisado a construção foi um dos setores que mais contribuiu com os postos gerados, 42 novas vagas. O comércio fechou vagas, registrando um saldo negativo de -33.

Setor de serviços manteve estabilidade na geração de empregos em 2022

Durante todo o ano, o segmento de serviços demonstrou desempenho estável quando comparado a indústria. Enquanto entre janeiro e setembro esse último registrou saldos negativos em cinco oportunidades, o primeiro teve apenas um, em julho (-7). Nos nove primeiros meses de 2022, o saldo de empregos no segmento de serviço foi de 759, quase o triplo da indústria, que ficou em 268 vagas.

Os números também são superiores em análise do acumulado dos últimos 12 meses. Entre setembro de 2021 e de 2022, o setor de serviços acumulou um saldo positivo de 777 postos de trabalho e a indústria um saldo negativo de -52.

As atividades dentro dos setores que mais se destacaram positivamente em setembro foram os serviços especializados na construção (30 vagas), a fabricação de produtos de borracha e plástico (28 vagas), educação (25 vagas) e o comércio de vestuário e acessórios (16 vagas). “Já os supermercados registraram saldo negativo de 24, bem como a fabricação de produtos alimentícios e serviços de alimentação”, observa o autor do boletim, Fabiano Larentis.

No acumulado entre janeiro e setembro deste ano, Bento Gonçalves registrou um saldo positivo de 1.416 empregos gerados, sendo mais da metade (759) gerados pelos serviços. Volume de MEIs fechou em 11.387, representando 60% tanto de indústria quanto de serviços.

No período, Bento está na 14ª colocação entre os municípios que mais geraram vagas de trabalho no Rio Grande do Sul.