Cidades

Serra Gaúcha tem mais três cidades em estado de emergência devido às chuvas

Estão na lista Ipê, Nova Roma do Sul e Antônio Prado. Bagé, no Sul do Estado, também compõe o documento do Governo Federal, divulgado nesta segunda (27)

Serra Gaúcha tem mais três cidades em estado de emergência devido às chuvas
Levantamento dos estragos em Ipê, onde teve deslizamentos de terra, inundações de imóveis e interrupções de estradas - (Foto: Reprodução/Diário de Vacaria)

Foram reconhecidas em estado de emergência, quatro cidades gaúchas devido às chuvas: Bagé, Ipê, Nova Roma do Sul e Antônio Prado. A informação foi publicada na portaria n.º 1.881 do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (27) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Com a medida, as cidades estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de defesa civil, como compra de cestas básicas e de água potável.

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 376 municípios com reconhecimento federal vigente devido às fortes chuvas das últimas semanas.

Municípios podem solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.