Comportamento

Serra Gaúcha será contemplada com duas escolas de Ensino Médio do SESI-RS

Foto: Reprodução Jovem Pan
Foto: Reprodução Jovem Pan


O SESI do Rio Grande do Sul, desde 2014, implantou um novo formato de Ensino Médio com o intuito de agregar na educação profissional dos alunos. A primeira escola de Ensino Médio do Sesi-RS começou a operar em Pelotas. Hoje são mais quatro unidades: Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo.

A decisão de concentrar investimentos no Ensino Médio, por meio de um modelo diferenciado de educação, surgiu a partir da constatação de que era preciso mudar a forma de ensinar, já que a escola tradicional não está conseguindo formar jovens preparados para os desafios da sociedade no século 21, bem como para as mudanças no mundo do trabalho. O aprendizado se dá por meio da pesquisa, as tecnologias de inovação estimulam a criatividade e a solução de problemas, as turmas são divididas em grupos para incentivar o trabalho colaborativo e os professores atuam como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

De acordo com o superintendente regional da instituição, Juliano Colombo, os investimentos feitos nestas instituição são 100% financiados pela Indústria. As novas escolas também, sendo anunciadas nos últimos meses outras seis unidades. Duas delas vem para a Serra Gaúcha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves serão agraciadas.

A escola de Caxias do Sul será a maior do Sesi no Estado, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço maker para trabalhos com tecnologia, ginásio de esportes, além de outros espaços educativos. A previsão é de que a Escola de Ensino Médio em tempo integral integral inicie a operação em 2027 com capacidade de atendimento de até 525 alunos. Ainda não foi definido um espaço para a instalação.

Em Bento o projeto já está mais avançado, a primeira opção para a instalação da instituição de ensino é no Centro Esportivo Sesi de Bento Gonçalves, no bairro Fenavinho. Estudos sobre a viabilidade do terreno estão em andamento pelo setor de engenharia do Sesi-RS, além de avaliação de questões legais que envolvem a área. A escola terá mais de 4,3 mil metros quadrados de área construída, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaço maker para trabalhos com tecnologia, ginásio de esportes, além de outras estruturas educativas. A previsão é de que a Escola de Ensino Médio em tempo integral inicie a operação em 2026, com capacidade de atendimento de até 360 alunos.

Também serão construídas escolas em  Canoas, Lajeado, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, além da ampliação da estrutura já existente em Pelotas. Quando em funcionamento, as unidades, somadas, deverão gerar 2,4 mil novas vagas para estudantes e 300 empregos diretos.

Juliano Colombo falou em entrevista sobre estas novidades, durante a programação da Jovem Pan Serra Gaúcha. Confira