Caxias do Sul

Serra Gaúcha perde o advogado e delegado regional do trabalho, João Henrique Leoni Ramos, aos 41 anos

O óbito foi confirmado por volta das 8h no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, onde ele estava hospitalizado desde o último sábado (2) após passar por problemas respiratórios

Serra Gaúcha perde o advogado e delegado regional do trabalho João Henrique Leoni Ramos, aos 41 anos
Foto: Divulgação/ Redes sociais


O Rio Grande do Sul perdeu nesta quarta-feira (6), o advogado especialista em direito eleitoral e público João Henrique Leoni Ramos, aos 41 anos. O óbito foi confirmado por volta das 8h no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, onde ele estava hospitalizado desde o último sábado (2) após passar por problemas respiratórios.

Atualmente, Ramos atuava como diretor regional do Trabalho e Emprego. Além de advogado, João também atuou como radialista, colaborando em diversas emissoras da Serra Gaúcha. No Grupo RSCOM, “Joãozinho” como era carinhosamente chamado por colegas e amigos, foi integrante de comissões organizadoras de debates eleitorais, comentarista do Jornal da Manhã na Jovem Pan Serra Gaúcha e era presença marcante do programa Sem Nome, da Rádio Bento.

Para o também advogado, comunicador da Rádio Viva e amigo Fabiano Pereira, a data de hoje marca a perda de uma pessoa iluminada.

“É uma grande perda. Dr. João foi companheiro de transmissões das eleições no Grupo RSCOM. Percorremos diversas cidades juntos nos debates eleitorais, colega advogado de uma inteligência sensacional, um amigo para todas as horas, um ser iluminado, dedicado. Conhecedor como poucos de política, futebol e direito”, ressalta Pereira.

Foto: Divulgação

Trajetória profissional

No inicio dos anos 2000, João, natural de Bom Jesus, mudou-se para Caxias do Sul para cursar Economia. Desde cedo, teve envolvimento com a política na cidade natal, devido à família ter ocupado cargos na Prefeitura Municipal. Ao chegar em Caxias, foi acolhido por amigos da juventude do Progressistas (PP), e logo entrou no movimento estudantil com cargos, como exemplo, nos diretórios estudantis. Depois, mudou de ares e curso, rumando para o Direito. Adquirindo conhecimento e dono de uma inteligência “fora da curva”, envolveu-se na politica partidária, sendo assessor na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul dos parlamentares Arlindo Bandeira e Guila Sebben. Lançou livros de direito eleitoral e ocupava cargos na Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente estava como delegado regional do trabalho.

Vida

Colorado fanático, admirador de futebol americano e torcedor do San Francisco 49ers. João era amante da pesca, e sempre que sobrava um tempinho, jogava o anzol no mar de Arroio do Silva, acompanhado da sua companheira de vida, Morgana Montanari, também advogada. Ambos construíram, além de um escritório e uma empresa, uma vida conjunta de muitas alegrias e amor.

Homenagens

Diversas autoridades políticas, familiares e amigos estão se despedindo de João Henrique Leoni Ramos por meio das redes sociais. O coordenador de jornalismo do Grupo RSCOM, Fábio Carnesella, além de dividir os microfones com João, carrega uma história com mais de duas décadas de amizade com o “Cavalo”, também um apelido antigo de João.

“Como de costume você sempre com tuas surpresas. Mas essa foi de lascar com todo mundo. Porque partir tão cedo, Seu Cavalo?! Lembro da gente com nossos 20 anos, a vontade de mudar o mundo, nos envolvemos no movimento estudantil. Estivemos juntos na política e te incentivei fazer o curso de radialista para participar comigo nos programas das rádios. Que amizade verdadeira e real, agora que você me ajude em tudo la do céu, porque não vou ter mais para quem ligar, para quem desabafar e pedir conselhos. Foram 41 anos de uma vida brilhante, de amizade e de um ser humano que era amigo de todos. Só sabia fazer o bem. Do “Bonja” para o mundo, e do mundo agora para o céu”, desabafou nas redes sociais.

Os atos fúnebres de João Henrique Leoni Ramos ocorrem nesta quarta-feira (6) na Capela F do Memorial São José, em Caxias do Sul. A cremação ocorre às 19h30min no Memorial Crematório São José de Caxias do Sul, seguido de cerimônia de despedida às 20h.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção do RS, emitiu nota de pesar pela partida do advogado. Confira :

A OAB – Subseção de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos, informa com imenso pesar, o falecimento do advogado e delegado da CAARS em Caxias do Sul, João Henrique Leoni Ramos, de 41 anos, na manhã desta quarta-feira, 6. Ele morreu no hospital da Unimed, em Caxias do Sul, em virtude de um tumor no pulmão.

Natural de Bom Jesus, o profissional era casado com a advogada Morgana Montanari, do qual, eram sócios do escritório Leoni e Montanari Advocacia. Além de delegado da CAARS regional, recentemente também era coordenador da Comissão Especial de Pleitos Eleitorais – CEPE, na atual gestão da presidente Ana Carla Hendler Gava Furlan, mas permanecendo como integrante da comissão.

O advogado prestou compromisso em setembro de 2011 e no mesmo ano, no mês de novembro, teve início da participação ativa na OAB – Subseção de Caxias do Sul, sendo integrante da Comissão Especial do Jovem Advogado – CEJA (atualmente CJA – Comissão da Jovem Advocacia), na gestão do presidente da Ordem caxiense (2010/2012), Marcelo Rugeri Grazziotin.

Ele era especialista em Direito Eleitoral e Direito do Trabalho; radialista, diretor de relações institucionais da Montare Estruturas de Concreto e atuou como coordenador de bancada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul por oito anos. No ano de 2021, João Henrique, foi membro da Subcomissão Eleitoral nas eleições da OAB/RS.

A diretoria e o seu conselho subseccional da OAB Caxias do Sul lamentam profundamente o falecimento do advogado e prestam as sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão. Em razão do falecimento, não haverá expediente na sede da OAB Caxias do Sul, nesta quarta-feira, 6 e quinta-feira, 7. Todas as demais salas permanecem abertas.