Negócios e Mercado

Serra Gaúcha ainda tem 15 mil kits gratuitos de TV Digital a entregar

Serra Gaúcha ainda tem 15 mil kits gratuitos de TV Digital a entregar


O desligamento do sinal analógico da TV, que está previsto para acontecer no dia 31 de janeiro em 107 municípios do estado do Rio Grande do Sul, atingiu a marca nesta semana de 370 mil kits gratuitos entregues somente na região de Caxias do Sul. Após essa data, só será possível acompanhar a programação da TV aberta por meio do sinal digital.

Segundo a gerente regional da Seja Digital Márcia Cavalcante, uma das responsáveis pela entidade não governamental e sem fins lucrativos a qual é responsável pelo processo de digitalização da TV no Brasil, restam uma quantidade significativa de pessoas que ainda não receberam os kits gratuitos. “No estado, ainda restam 100 mil, e dessa quantidade, 15 mil são daqui na região da Serra Gaúcha”, destacou em entrevista realizada no início da tarde desta quinta-feira.

A população deve acessar o site Seja Digital ou ligar gratuitamente para o telefone 147 para fazer o pedido dos equipamentos. É preciso ter em mãos o número de identificação social (NIS) ou do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ainda, de acordo com a gerente regional da entidade, é possível realizar a solicitação se dirigindo a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “Os nossos atendentes fazem o agendamento, marcando o horário, data e o local, e vai lá, faz a retirada do kit e recebe um ‘cursinho’ de como fazer a instalação daquela antena e conversor. É muito simples”, destaca Márcia Cavalcante.

Márcia Cavalcante orienta ainda para não deixar para a última hora para realizar o agendamento da retirada dos equipamentos, pois não há confirmação de como serão os procedimentos após o dia 31 de janeiro e salienta que qualquer pessoa da base de dados do núcleo familiar do Governo Federal pode realizar a retirada. “Se a mãe é a beneficiária principal, mas na hora de receber algum benefício, o Bolsa Família por exemplo, ela cadastrou o seu filho junto, ele pode fazer a retirada”, destaca.

Os televisores fabricados após o ano de 2014 não precisam do conversor. Basta uma antena UHF para captar o sinal digital.

Em épocas, consideradas de férias e veraneio, a população que estiver na praia pode agendar num local e retirar em outra cidade. “Se por exemplo, eu estiver no litoral, mas eu moro em Caxias do Sul, eu posso ligar para o 147, fazer o agendamento e realizar a retirada no litoral”, finaliza Márcia Cavalcante, gerente regional da Seja Digital.