Bento Gonçalves segue investindo na promoção de educação ambiental, possibilitando que a comunidade construa valores e comportamentos conscientes, de forma a impactar positivamente o meio ambiente. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, de janeiro a julho deste ano, 22.192 pessoas foram sensibilizadas com palestras, espetáculos teatrais, visitas à Central de Triagem e Transbordo, trilhas à Reserva Biológica, entre outras ações.
O setor de Educação Ambiental realiza atividades de sensibilização sobre a destinação e separação correta de resíduos em escolas e bairros. Do total, 4.876 alunos receberam as atividades, e 17.316 munícipes foram atendidos em suas residências ou em reuniões de associações.
A bióloga e coordenadora do setor, Simone Lemos, afirma que a sustentabilidade começa com a educação. “A educação ambiental deve ser estimulada constantemente, para que o indivíduo desenvolva atitudes sustentáveis no seu cotidiano, como realizar a coleta seletiva, economizar energia e água”, destaca.
Dentre outras iniciativas que estimulam a firmação de um compromisso de responsabilidade com o meio, estão os projetos: Logística Reversa, Recicle com a Gente, Ciclo de Consumo Consciente e Viva a Natureza.