Estado

Senador Heinze defende desassoreamento dos rios e diques nos vales do Taquari e do Caí

Em audiência pública realizada em Lajeado, político apresentou a lideranças e empresários projetos de prevenção de novas enchentes e de retomada econômica da região

Senador Heinze
Foto: Arthur Cipriani / Grupo RSCOM

Em audiência pública realizada na Univates, em Lajeado, na tarde desta quinta (11), o senador licenciado Luis Carlos Heinze (PP/RS) defendeu projetos de desassoreamento de rios e de construção de diques e contenções nas regiões dos vales do Taquari e do Caí, fortemente atingidas pelas enchentes de maio.

Segundo ele, por meio da bancada do PP serão destinados R$ 25 milhões para estudos e projetos envolvendo a construção de sistemas de barramento na região do Rio Caí. O encontro reuniu lideranças políticas e empresariais em torno da discussão de estratégias de prevenção a novas catástrofes climáticas e de iniciativas de recuperação da região.

Uma das iniciativas será a apresentação da PEC 26/2024, protocolada pelo senador em exercício Ireneu Orth (PP/RS), suplente de Heinze, que visa instituir uma Zona Franca abrangendo o Vale do Taquari e a região Metropolitana, com o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico e a recuperação das áreas afetadas.

Confira a entrevista do senador licenciado Luis Carlos Heinze: