Comportamento

Senado do México aprova legalização da maconha

Uso recreativo e medicinal da erva segue para a Câmara, que deve votar o texto até o meio de dezembro.

Senado do México aprova legalização da maconha

O México pode se tornar o pais mais populoso do mundo a legalizar a maconha para uso medicinal e recreativo simultaneamente. O texto, aprovado por ampla maioria no Senado, segue agora para a Câmara mexicana, que se mobiliza para aprovar a legalização antes do início do recesso do legislativo, que se inicia dia 15 de dezembro. Nesta 5ª feira (19.nov.2020) 82 senadores votaram a favor da liberação e 18 contra, 7 se abstiveram. O texto ainda permite a exploração científica e industrial da cannabis, que é a planta da maconha.

O México trava uma batalha contra o tráfico de drogas há décadas. O país sofre com a proliferação de cartéis de narcotráfico, que mata mais de 25.000 pessoas por ano, cerca de 70 homicídios diários ligados ao crime organizado.

Desde 2006, sob o comando de Felipe Calderón, que a presidência trava uma guerra pública contra os cartéis, que já somam mais de 130 no país. Um dos principais traficantes mexicanos, Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi preso em 2016 e extraditado para os Estados Unidos no ano seguinte.