A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul promove no sábado (21) a primeira ação externa de castração de cães e gatos conforme prevê o convênio firmado no início de setembro com o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na última semana foram realizados agendamentos com mais de 50 famílias da Zona Norte do município, contemplando os bairros Santa Fé e Vila Ipê.
Os procedimentos serão realizados a partir das 8h por meio da unidade móvel do IHVET que estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, com acesso pela Rua Oscar Bertoldo, no bairro Santa Fé. Ao todo, o convênio prevê a realização de até 8 mil castrações no período de um ano, entre outros serviços, com investimento da administração de R$ 2,5 milhões.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, João Uez, neste mutirão estão sendo priorizados os pedidos protocolados junto à SEMMA e os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias consideradas em vulnerabilidade social. Nesse contexto, as fichas existentes foram separadas por regiões e o contato e agendamento é feito diretamente pelo hospital veterinário.
Por meio do termo são contemplados pedidos de tutores de baixa renda ou de cães e gatos que não tenham dono, bem como ofertado o transporte de pequenos animais para esterilização no IHVET. Pelo contrato também são realizados exames e internação de animais resgatados.
Além disso, a SEMMA tem contratada desde maio a empresa Animali Centro Médico Veterinário para a castração de felinas e cachorras. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos”.