Agro Rural

Seminário reúne agroindústrias familiares da região em Bento Gonçalves

Seminário reúne agroindústrias familiares da região em Bento Gonçalves

Atividade que cresce cada vez mais no município de Bento Gonçalves, a agroindústria familiar foi tema do 2º Seminário Regional, realizado na sexta-feira (04/10), na Fundação Casa das Artes, com a participação aproximada de 150 pessoas de diversos municípios. O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, esteve na abertura do evento e acompanhou algumas palestras, juntamente com o representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o diretor do Departamento de Irrigação, Davi da Rold Sanguitão, e do secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli.

Conforme o tecnólogo em alimentos da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo, Bento Gonçalves é o município com o maior número de agroindústrias inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado. São 32 empreendimentos legalizados e outros 20 em processo de legalização. De acordo com o extensionista, em média 39% da renda total desses estabelecimentos provêm das agroindústrias. Essas agroindústrias também revelam o empoderamento feminino, pois a maioria é comandada por mulheres, o retorno de jovens ao meio rural, a geração de empregos no processamento e a conquista de mercados como o institucional (Pnae, PAA), feiras e varejos, entre outros.

Juntamente com Perufo, o médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, Cristiano da Silva, e o engenheiro de alimentos Vinícius Ornelas Rosa, da Vigilância Sanitária, apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria no município, que conta com o programa Selo Sabor de Bento. O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, ressaltou que em Bento Gonçalves as entidades são facilitadoras do processo, tendo a fiscalização um papel principalmente orientador.

O representante da Seapdr, Davi da Rold, disse que a Secretaria Estadual também tem a missão de facilitar, ou seja, desburocratizar e melhorar os seus serviços, além de fomentar e incentivar quem quer produzir e empreender, e para isso tem o Peaf, o Susaf/RS, o Feaper, entre outros programas.

Para o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, Bento Gonçalves é referência em agroindústria, e isso acontece porque, além do Peaf, o município tem o Selo Sabor de Bento, tem a união das entidades e um povo empreendedor.

“Nós encontramos na agroindústria uma saída para a sucessão familiar, produzindo riqueza que é, para mim, a alternativa maior de atração para que a pessoa fique no seu lugar”, concluiu Brandelli.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento da Agricultura, Saúde e Turismo, e tratou, além dos programas estadual e municipal de Agroindústria Familiar, do suquidificador como alternativa para a elaboração de suco integral na pequena propriedade, dos avanços no registro de vinícolas coloniais na região, da segurança alimentar, da valorização dos produtos da agroindústria familiar e das informações presentes no rótulo e sua importância para o consumidor. O público também pôde visitar a exposição de máquinas e equipamentos para a agroindústria familiar na Rua Coberta.