A semana será marcada por noites e madrugadas muito frias no Sul do Brasil. A geada será recorrente nas próximas manhãs com tendência de marcas abaixo de zero em parte do Rio Grande do Sul. Entre Santa Catarina e Paraná o potencial de geada será menor devido a umidade alta. Nesta semana dois fenômenos meteorológicos serão determinantes no comportamento do tempo em grande parte do Sul do Brasil. Um sistema de alta pressão atmosférica no interior do continente e um centro de baixa pressão no oceano Atlântico entre Paraná e São Paulo.
O primeiro será o responsável pelo frio invernal e o segundo pelo retorno da chuva forte. Nesse sentido na primeira metade da semana tudo fica por conta do ar seco e frio que irá avança até o centro do país derrubando a temperatura por onde passa. O ápice do ar frio deverá ocorrer entre as manhãs de segunda e terça na região Sul.
No Rio Grande do Sul a expectativa é de temperatura negativa nas manhãs de segunda, terça e quarta, sobretudo, em cidades da Metade Sul. Municípios da Campanha, do Oeste e da Zona Sul poderão ter frio mais intenso com manhãs muito geladas. O vento calmo, associado ao ar seco e frio favorece a formação de geada. Nesse ínterim o interessante é que a geada poderá se formar cedo já no começo da madrugada devido ao perfil seco e muito frio da atmosfera.
Fonte Metsul Meteorologia