Previsão do Tempo

Semana terá chuva excessiva a extrema com enchentes no Sul do Brasil

sol
(Foto: Leouve/Previsão do Tempo)

A MetSul Meteorologia alerta que a tendência é de a chuva aumentar ainda mais no Sul do Brasil e cair com volumes excessivos em um maior número de localidades ao longo da semana. Os acumulados já são altos em parte do Rio Grande do Sul e se projeta chuva volumosa a extrema em áreas que ainda não tiveram precipitação.

Neste momento, a região Sul do Brasil está sob influência de uma enorme massa de ar excepcionalmente quente que elevou a temperatura no sábado a 46ºC no Norte da Argentina e a mais de 40ºC no Centro do Brasil.

O ar muito quente bloqueia a instabilidade e chove muito na periferia da massa de ar superaquecida. Como o Norte e o Noroeste gaúcho assim como grande parte de Santa Catarina e do Paraná estão com tempo aberto sob o ar muito quente, a chuva intensa se dá em cidades do Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho.

A tendência é de chuva em grande parte desta semana no Sul do Brasil com acumulados excessivos a localmente extremos com marcas entre 100 mm e 200 mm em um grande número de cidades e registros de 200 mm a 300 mm, isoladamente superiores de 300 mm a 400 mm, em pontos entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina.

O pacote de modelagem numérica da MetSul é uníssono em indicar volumes bastante elevados de chuva para esta semana no Sul do Brasil. A chuva volumosa até o momento se concentrou do Centro para o Sul gaúcho, mas no decorrer desta semana os volumes muito altos devem se dar do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ou seja, a área de chuva volumosa vai migrar para Norte.

Na Serra Gaúcha a previsão é de chuva, com mínima de 22° e máxima de 26°.

Fonte: MetSul