A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, promove de 15 a 21 de novembro de 2021, a 5ª edição da Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos (SELA). O objetivo da campanha é a redução do número de afogamentos, 15 brasileiros morrem afogados diariamente. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul é parceiro nesta campanha.
As ações da Semana contam com a participação de 13 países latinos unidos pela prevenção de afogamentos, segunda causa de morte em crianças de 1 a 4 anos.
Os afogamentos no Brasil não diferem do resto do mundo, mas pelo país possuir uma das maiores áreas espelhadas e utilizáveis durante o ano todo produz o maior número de resgates aquáticos e um dos maiores números de óbitos no planeta terra. Em são Marcos foram registrados 3 óbitos em um mesmo local só em 2021.
Em 2018 (antes da pandemia), o afogamento foi no Brasil, a 2ª causa óbito de 1 a 4 anos, 3ª causa de 5 a 14 anos, 4ª causa de 15 a 24 anos, e 5.597 brasileiros morreram afogados.
A maioria destas mortes ( mais de 70%) ocorre em rios, lagos, ou represas, longe da prevenção ativa realizada por guarda-vidas. Estas mortes afetam predominantemente jovens do sexo masculino.
Durante a Semana de Prevenção o 5° CBMRS reforça a divulgação de orientações acerca de cuidados e prevenção de afogamentos.
Fonte: São Marcos Online