Comportamento

Semana Farroupilha inicia com campanha solidária em Garibaldi

Até o dia 20 de setembro, diversas atividades ocorrerão na Praça da Martini

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)
(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

A recepção da Chama Crioula na Praça da Martini&Rossi, nesta terça-feira (12), abriu a Semana Farroupilha 2023 de Garibaldi. A programação dedicada à cultura e ao tradicionalismo gaúcho segue até a próxima quarta-feira (20).

A Chama Crioula foi trazida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Fachi e pela 1ª Prenda do CTG Sentinela da Serra, Talita Scudella Tonon, acompanhados dos integrantes das Invernadas Artística e Cultural.

O tema escolhido neste ano é “A Revolução de 1923” e a patrona é Maria Luiza Benitez. Os homenageados pelo CTG Sentinela da Serra em 2023 são Marinês Sartori Contini e Angêlo Contini. Na oportunidade, também foi apresentada a música tema da Semana Farroupilha: “Nos tempos de 23”, de autoria dos músicos Fernando Espindola e Thomas Facco.

Emocionada, Marinês falou da honra de, juntamente com seu esposo, serem o casal homenageado. “Lembro que há 42 anos atrás, um grupo resolveu criar um Centro de Tradição e Cultura e deram o nome de Sentinela da Serra. Para que esse sonho se tornasse realidade hoje, precisava de três departamentos: campeiro, cultural e artístico. Departamento artístico havia peões, mas faltavam as prendas e recebi esse convite de fazer parte dessa primeira Invernada Artística do CTG. No começo foi difícil, foram passos bem lentos, mas criamos uma amizade que permanece até. Então, fiquei muito lisonjeada em receber esse convite”, contou.

A diretora cultural do CTG, Vanessa Poletto da Silva Nunes, falou sobre a campanha solidária que será realizada este ano. “Com imensa alegria e satisfação, estamos aqui de braços e portas abertas para receber vocês. Essa programação se inicia após um período de eventos trágicos no nosso Estado e vamos transformar em uma Semana Solidária. Como gestão cultural, priorizamos essa parte, para que essa Semana Farroupilha seja grandiosa em todos os sentidos”, destacou.

O patrão do CTG, Paulo Roberto Bota, agradeceu o Poder Público Municipal pelo apoio nesse evento tão importante para a cultura gaúcha. Ao final, convidou toda a comunidade para prestigiar a programação no galpão crioulo montado na Praça da Martini & Rossi.

O prefeito Sérgio Chesini salientou que a programação deste ano reconhecerá aqueles que contribuíram para ajudar os municípios atingidos pelas enchentes. “Estamos hoje abrindo a Semana Farroupilha de 2023, que inicia, de certa forma, diferente, após uma verdadeira tragédia da natureza. A dor nos uniu e tocou os nossos corações. Garibaldi deu, desde a primeira hora, o seu exemplo de participação, de solidariedade, de amor ao próximo e de fraternidade. Essa é a garra do povo gaúcho. Por isso, prestaremos uma homenagem a todos os voluntários, que na grande maioria anônimos, fizeram muito. Quero também cumprimentar o nosso CTG Sentinela da Serra, que representa tão bem a cultura riograndense, mas acima de tudo saudar as famílias garibaldenses que cultuam nossa identidade e tradição”, frisou.

A Semana Farroupilha é uma realização do CTG Sentinela da Serra, em parceria com a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

Mais informações pelos telefones (54) 9 9908-1282, com Paulo Botta; (54) 99950-6814, com Agenor Flores; (54) 99961-5384, com Gilberto Dell’Osbel; ou (54) 99967-7220, com Vanessa Poletto Nunes.

Sobre a campanha solidária

Neste ano, a Gestão de Prendas e Peões do CTG aderiram à campanha “Educação solidária”, realizada pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Educação, recolhendo materiais escolares e angariando valores em dinheiro, que posteriormente serão revertidos na compra dos itens para doação.

Confira a programação completa