Bento Gonçalves

“Sem noção”: sambista protesta contra polêmica envolvendo vereadores de Bento

“Sem noção”: sambista protesta contra polêmica envolvendo vereadores de Bento

A medida adotada pela Mesa Diretora da Câmara de Bento Gonçalves de liberar 140 litros de gasolina comum por mês para os vereadores, já revogada, gerou polêmica em todos os cantos e setores da cidade serrana.

Mas, a polêmica não passou batida por músicos bento-gonçalvenses. O sambista Marcelo Chaves compôs o “Samba Protesto”, divulgado pelo Movimento Negro Raízes.

Ouça a música

Trecho da composição chama os vereadores de “sem noção” pela medida que havia sido publicada no Diário Oficial Eletrônico no início da semana. Após pressão popular, porém, o ato foi cancelado e divulgado no site da Câmara nesta quinta-feira (24).

A letra

“Assim não dá, eu não posso acreditar
Auxílio combustível eles estão querendo ganhar

Amigo não é mentira
Não é brincadeira, não
Tem vereador da minha cidade
Que é mesmo um sem noção

A cidade está aos matos
Falta remédio no postão
O asfalto é só buraco
Imagina a situação

Muitas crianças sem creche
E os idosos sem refeição
E o vereador preocupado
Com a gasolina do carrão

Nem vou entrar no assunto
Pra gente não passar mal
Falar sobre segurança
É um desastre total

Houve um tempo que se andava
Tranquilo pela cidade
Hoje nós vivemos presos
Atrás de muros e de grades.”

A reviravolta

Após ouvir manifestações da população, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, sob a presidência do vereador Rafael Pasqualotto está comunicando que revogará a Resolução nº 253/2019 que trata da cota de combustível. A revogação será publicada no Diário Oficial do Município.

Tal resolução fora editada por solicitação de alguns vereadores. Mas ante os protestos e a declinação do uso do benefício por mais da metade dos vereadores, a Mesa Diretora entendeu que não há mais motivos para instituir o referido auxílio.

O presidente Pasqualotto ressalta que a resolução mencionada era tão somente uma previsão, sendo que a concretização dependeria de procedimento licitatório (Pregão Presencial nº 2/2019) que foi lançada e será anulada, com publicação no Diário Oficial do Município.

Seguindo esse viés de mudança, a Câmara está anunciando a instituição do controle de ponto eletrônico para todos os servidores da Casa, inclusive CCs (cargos comissionados). O Decreto Legislativo que instituirá o controle do ponto eletrônico também será publicado no Diário Oficial do Município.

A Mesa Diretora é presidida pelo Vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), e tem como Vice-presidente o vereador Jocelito Tonietto (PDT), Primeiro-secretário vereador Paulo Roberto Cavalli (PTB) e Segundo-secretário vereador Sidinei da Silva (PPS).