O horário de verão, que foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril do ano passado, voltou a ser assunto nas redes sociais neste domingo (18). Usuários relataram que o relógio dos seus telefones celulares adiantou uma hora.
Em 2019, o mesmo problema de alteração automática de horário nos smartphones aconteceu em outubro. Na época, o Google publicou um anúncio oficial recomendando que os usuários de Android no Brasil alterassem as configurações automáticas de data e hora. Veja como corrigir:
Nos aparelhos Android:
- Toque no ícone “Configurar”;
- Toque na opção “Data e hora”;
- Desmarque a opção “Data e hora automáticas”;
- Configure manualmente a hora correta.
No iPhone:
- Acesse a tela principal e toque na opção “Ajustes”;
- Toque na opção “Geral”;
- Toque na opção “Data e Hora”;
- Desabilite a opção de configuração do relógio “Automaticamente”;
- Configure manualmente o horário correto.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 2020, pelo segundo ano seguido, o País não adotará a medida.
“Nos últimos anos, com as mudanças no hábito de consumo da população e a intensificação do uso do ar-condicionado, o período de maior consumo diário de energia elétrica foi deslocado para o período da tarde, quando o horário de verão não tinha influência. Como a luz traz consigo o calor, o horário de verão também passou a produzir um efeito de aumento de consumo em determinados horários, que já superavam seus benefícios”, explicou o Ministério de Minas e Energia.
Fonte: O Sul