O temporal da madrugada da última quinta-feira, dia 8, causou graves prejuízos a população caxiense e afetou o fornecimento de energia elétrica em várias partes de Caxias do Sul. Desde a manhã deste sábado, dia 10, moradores do bairro Cinquentenário II bloquearam a Perimetral Norte em protesto pela falta eletricidade na região.
Segundo Robson Paim, presidente do bairro Cinquentenário II, cerca de 200 manifestantes iniciaram por volta das 11h, os bloqueios com pedras, pneus queimados e pedaços de madeira em sete pontos na região do Cinquentenário II. Os principais ocorrem na Perimetral Oeste, próximo ao acesso do bairro Reolon e no acesso ao bairro pela Av. Júlio de Castilhos.
A reivindicação dos moradores é que a RGE compareça no local para realizar o conserto de rede elétrica como explica Paim.
“O pessoal precisa de energia, temos uma criança prematura que precisa de um aquecimento melhor, uma senhora que faz uso de oxigênio e precisa de luz. A situação está precária, a gente entende que a cidade inteira está com problemas, a gente tenta ligar para a RGE, mas eles não atendem mais”, destaca.
Os manifestantes também pedem que a concessionária de energia resolva a situação de um poste da rede de alta-tensão que corre risco de cair no bairro. A Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e a Fiscalização de Trânsito foram acionados para tentar contornar a situação, porém os manifestantes só liberaram as ruas, por volta das 15h, quando os técnicos da RGE chegaram no local.
Um fato isolado chamou a atenção durante o protesto, um indivíduo em um veículo Gol de cor branca teria saído do carro e atirado contra os manifestantes em um dos bloqueios na rótula de acesso à Av. Júlio de Castilhos.