Comportamento

"Sem dinheiro não tem obra", diz secretário de infraestrutura de Porto Alegre

Elizandro Sabino em entrevista nesta segunda-feira | Foto: Andreas Weber
Elizandro Sabino em entrevista nesta segunda-feira | Foto: Andreas Weber

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino, foi entrevistado na Rádio Jovem Pan Grande Porto Alegre nesta segunda-feira (20).

Confira os principais destaques da entrevista concedida ao jornalista Fabiano Brasil:

Porto Alegre esburacada
“Quem anda na cidade, tem seu veículo, hoje vivencia essa realidade, que é a situação dos buracos nos asfaltos. Essa tem sido uma demanda permanente que nós temos recebido por parte da população. A secretaria em que nós estamos à frente, de infraestrutura e mobilidade urbana, abarcou a divisão de conservação de vias urbanas, que cuida exatamente dessa parte da Operação Tapa-Buracos, que envolve a segurança viária da cidade. Nós estamos a cada dia trabalhando muito para tentar resolver essa questão. Nós temos uma cidade em que o asfalto foi sendo colocado sem uma análise através de laudos estruturais, como da base, sub-base e macrodrenagrem do local. Quando você aplica o asfalto em um local que não tem uma estrutura para drenagem nem uma estrutura de base e sub-base, o asfalto vai estourar. Principalmente depois das chuvas. Aí o buraco vai aparecer. Existem alguns buracos que são resultado de problemas de rede, seja do DMAE, seja do DEP. Nós estamos trabalhando no sentido de resolver isso. A verdade é que o problema hoje é financeiro. Quando assumimos, nós tivemos o fornecimento dos insumos por parte do fornecedor por um período. Depois, em virtude do não pagamento do município, essa empresa parou de fornecer. Não tendo insumos, não tem produção de asfalto. Não tendo produção de asfalto, a cidade fica esburacada. Nós conseguimos regularizar isso por um período. Agora, em virtude da crise e da situação financeira, incluindo o parcelamento dos servidores, nós tivemos prejudicados diversos serviços na cidade de Porto Alegre, sendo um deles a Operação Tapa-Buraco. Agora estamos retomando esse serviço. Nós temos uma nova empresa vencedora no processo de licitação de fornecimento de insumos. A previsão é em dezembro estar com o fornecimento de insumos, retomar a produção de asfalto e ter condições de tapar os buracos e ter uma cidade com trafegabilidade, de uma forma que possamos ter uma segurança viária.”

Entrega das obras da Copa 2014
“As mais próximas de finalizar são as trincheiras da Ceará, Anita e Cristóvão, que são vitais. A da Ceará está 95% pronta, são detalhes que faltam. É uma solução de mobilidade extraordinária, 75 mil veículos por dia. Resolvendo esse problema, nos temos uma solucao de transposição de veículos muito especial. Além do comércio, porque ali o comercio sofreu muito. Entretanto, as obras da Copa dependem de um financiamento que já foi aprovado na Câmara de Vereadores de 120 milhões, que são necessários para pagar pendências. A partir do momento em que este financiamento seja efetivado através de um banco, nós vamos conseguir dar conta dessas obras da Copa. Temos nesse contexto ainda duas obras que não iniciaram, na Voluntários e na Plínio. Ainda tem a obra da Tronco, na zona sul, uma grande obra. Essa falta muito, temos algo em torno de 35%.”

“Realmente é um grande desafio. Precisamos ter dinheiro. Sem dinheiro não tem obra. Infelizmente, nós assumimos com essa realidade das obras da Copa que estavam com essas pendências. As empreiteiras, não recebendo, simplesmente deixaram o canteiro de obra e pararam de atuar. Tudo depende do dinheiro. Seria uma grande felicidade pessoal na minha gestão poder entregar as trincheiras da Ceará, da Cristóvão. Nós dependemos da liberação do dinheiro. Tendo dinheiro, nós entregamos a obra.”

Elizandro Sabino (à dir.) em entrevista à Rádio Jovem Pan nesta segunda-feira | Foto: Andreas Weber

Trânsito na Capital
“Nós temos hoje praticamente um veículo para cada duas pessoas. São 882 mil veículos para 1,5 milhão de pessoas. Realmente é um crescimento muito grande por parte da frota de veículos na cidade. É claro que, a partir do momento que se projeta uma via para um fluxo, e esse fluxo aumenta, começa a gerar uma série de transtornos e a cidade precisa repensar sua forma de mobilidade urbana. Nós temos um banco de projetos, uma seleção de diversas iniciativas e projetos técnicos da EPTC para Porto Alegre. Um deles envolve a zona norte e o outro a zona sul.”

Requalificação de vias
“Nós temos as ações de requalificação de vias, que aconteceram em Porto Alegre. Foram 44 km de requalificação de vias. Foi feita a retirada do asfalto velho, em vias como Protásio Alves, Mauá, Osvaldo Aranha, e colocado um asfalto novo. No início, houve alguns transtornos, mas depois que fica pronto todos ficam satisfeitos. É preciso dar continuidade. Nós queremos avançar nessa questão, requalificando mais 76 km de vias.”

Orla do Guaíba
“Estamos ainda analisando essa questão, porque agora ocorreu a adoção das áreas verdes e temos o processo de concessão das áreas comerciais. Ambas as questões não estão ligadas à minha secretaria. A parte que é da obra e diz respeito à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana está 90% pronta. Deu um pequeno atraso e nós tivemos que reconhecer isso publicamente. Tivemos uma questão que envolveu uma edificação de concreto de uma das áreas comerciais e deu um problema na fundação. Houve a necessidade de refazer para ter uma segurança garantida. Outra questão foi o Acampamento Farroupilha, em setembro. Havia necessidade de passar rede de alta tensão subterrânea. Por isso, foi interrompida a passagem de rede subterrânea e isso deu um pequeno atraso. Temos agora a parte de acabamento. Estamos na parte final. A nossa previsão é muito otimista quanto à entrega da obra. Queremos tê-la pronta até o final de dezembro.”

A entrevista completa, em vídeo, pode ser acessada na página da Jovem Pan Grande Porto Alegre no Facebook, através do link https://www.facebook.com/jovempan907/videos/1515613025160400/.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7