Comportamento

Sem concretizar o sonho da Universidade Federal, Farroupilha aguarda conclusão de obras no IFRS

Projeto está pronto, porém trâmites burocráticos impedem a conclusão do bloco educacional

FARROUPILHA
Foto: Camile Pedrolo/Grupo RSCOM

Durante muito tempo houve a expectativa que Farroupilha teria uma sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esta que ficaria localizada na antiga pista de motocross do bairro Cinquentenário. O espaço não foi aproveitado e o sonho acabou ainda no final de 2022, quando a universidade manifestou não ter interesse no projeto por falta de recursos.

O terreno para o campus havia sido doado nas últimas gestões municipais, mas também por falta de andamento do governo atual, os planos tiveram que ser cancelados.

O vereador Juliano Baumgarten (PSB), um dos vereadores que tentou trazer a instituição ao município farroupilhense, falou em entrevista exclusiva ao Portal Leouve os motivos da atual administração em não conseguir viabilizar o projeto:

“No governo (de Fabiano) Feltrin, o máximo que ele fez foi trocar alguns ofícios, tentar contato via e-mail por ofícios, mas nada mais. Não avançou, não vai acontecer e também é um ponto que demonstra que, faltou interesse, faltou vontade por se tratar de uma birra política por ser o governo anterior que tinha iniciado, infelizmente não foge disso”, ressaltou ele.

Baumgarten ainda fez críticas ao reitor da UFRGS, Carlos Bulhões, pela falta de diálogo e interesse em viabilizar as obras:

“Não houve atos republicanos do reitor da Universidade Federal Carlos Bulhões. O senhor que lá ocupa o posto de reitor, foi indicado pelo governo Bolsonaro, não foi eleito de forma democrática e ele não é um republicano, ele não conversa com as pessoas, inclusive comigo. Ele não me atendeu. Eu falei com o pró-reitor duas ou três vezes, mas eu ele não atendeu”, afirmou o vereador.

IFRS – Campus Farroupilha

Ainda na área da educação, outro impasse atinge hoje o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha. No local, situado nas margens da Rodovia dos Romeiros, no bairro Cinquentenário, existe um prédio em obras, que quando prontas devem atender aproximadamente 500 alunos.

O projeto deste bloco já está pronto. O Reitor do Instituto Federal Campus Farroupilha, Leandro Lumbieri entrou em contato com a reportagem para comentar a situação. Segundo ele o Bloco 6 do IFRS – Campus Farroupilha, em construção, sofreu com o abandono da obra por parte da empresa privada que venceu a licitação e assumiu a construção à época, antes da pandemia. A empresa está sendo processada por isso.

Lumbieri salientou que não há trâmites burocráticos que impedem a obra, apenas recursos orçamentários. Os recursos já estão solicitados ao Ministério da Educação e aguarda-se liberação. Assim que liberados, a obra será licitada e retomada, sem previsão do tempo de conclusão da obra. Haverá uma estimativa quando a obra for retomada.

Confira mais fotos de Camile Pedrolo/Grupo RSCOM